Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Enquadramento metodológico
Em reunião de Conselho Eco-Escolas foram propostos e apresentados diversos projetos e desafios entre os quais “Onde Está o EcoLápis?”. A Professora Maria Teresa Mira, a lecionar a turma b do 2º/3 anos na Escola Básica Eurico Gonçalves, do Agrupamento de escolas Professor Lindley Cintra, em Lisboa, resolveu desenvolver o desafio com os seus alunos.
Investigação sobre o tema
 No âmbito do projeto Eco-Escolas em interdisciplinaridade com a disciplina de Estudo do Meio os alunos “viajaram” PELO MUNDO AQUÁTICO, por rios e oceanos durante o segundo período, com uma periodicidade de meia hora, uma vez por semana. Através da visualização de ppt didáticos e de vídeos, observaram a fauna e a flora e constataram a presença do lixo marinho e do quanto este é perigoso para os animais marinhos e os ecossistemas aquáticos.
 Na biblioteca da escola os alunos requisitaram enciclopédias adequadas ao seu nível etário. Orientados pela professora titular de turma, desenvolveram trabalho a pares: folhearam, observaram, leram extratos e registaram os conteúdos, que foram depois partilhados com toda a turma.
 Para aprenderem como corresponder ao desafio, a professora Maria Teresa Mira e os seus alunos assistiram ao workshop on-line da professora Carla Cardoso: “Oficina de Ilustração – Onde está o Eco-Lápis?2021-22” durante o tempo letivo dedicado à disciplina de Expressão Plástica.
 Para os alunos conhecerem o ciclo de vida do Ecolápis, a professora disponibilizou a Brochura do Ecolápis e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis, materiais orientadores fornecidos pela Faber- Castell.
Os alunos desenvolveram os seus conhecimentos, habilidades e atitudes no campo da Educação Ambiental e Sustentabilidade e refletiram sobre o impacto causado pela compra e pelo desperdício dos produtos no meio ambiente.
Divertiram-se com a personagem EcoLápis, que, tal como a personagem de “Onde está o Wally?”, aparece “disfarçado” na ilustração para ser mais difícil de descobrir.
Realização do trabalho
1º PASSO
 Após a pesquisa necessária para a exploração do tema e a tomada de conhecimento das informações fornecidas pela Faber- Castell e pelo Programa Eco-Escolas, os alunos iniciaram os seus desenhos originais com experimentação de diversas técnicas de desenho e de pintura, orientados pela professora.
2º PASSO
O FUNDO DO MAR E AS ALGAS
 Técnica de diferentes texturas: os alunos pintaram com diferentes cores, folhas de papel, colocadas sobre o rendilhado de um individual de mesa, extraindo o potencial de uma pintura diferente, com textura. Este tema foi escolhido para criar o fundo do mar e as algas.
3º PASSO
OS ANIMAIS AQUÁTICOS
 Técnica de experimentação e criação de novas cores: Com lápis de cera os alunos encheram folhas com bolinhas, pintas, manchas, riscos e tramas de diversas cores.
Nestas folhas desenharam peixes grandes, peixes pequenos, peixe redondos, peixes esguios, cavalos -marinhos, polvos… diversa fauna marinha.
 Técnica de aplicação de água em pintura com canetas de filtro: foi aplicada no peixe balão, criando lindas cores e efeitos.
4º PASSO
 Técnica de papéis rasgados: os alunos rasgaram cuidadosamente com as suas mãos, as formas que desenharam: peixes, polvos, cavalos-marinhos, rochas, algas…
5º PASSO
 Composição do desenho do fundo do mar com os animais e plantas produzidas pelos alunos. Antes da colagem foi necessário experimentar a disposição dos elementos; todos os alunos participaram e deram a sua opinião sobre a composição final.
6º PASSO
 Colagem: Depois os alunos colaram todos os elementos de forma harmoniosa.
Ao longo da realização do trabalho a professora registou algumas fases do processo em fotografias.
Envolvimento dos alunos
 Os alunos da turma b do 2º/3º ano do 1º ciclo, da Escola Eurico Gonçalves, da professora Maria Teresa Mira, são candidatos no nível Escalão 1. Participaram todos na realização do desafio:
Cailane Dores
Joshua Evangelista
Materiais Utilizados
 1 Folha de papel cavalinho A4
 Folhas para reutilizar: revista, jornal e folhas usadas mas desnecessárias
 Lápis de grafite HB
 Borracha