Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado pelas crianças da sala dos 4/5 anos do Centro Infantil da Gafanha da Nazaré. Começámos a exploração do tema com a visualização do vídeo "Onde está o Ecolápis?". Dialogámos sobre a problemática do lixo marinho e sobre formas de diminuir o impacto produzido pelo desperdício dos produtos. Assistimos também ao vídeo sobre a Faber-Castell e, com a ajuda do cartaz com o ciclo do Ecolápis, as crianças conseguiram perceber como a Faber-Castell trabalha em função de um mundo melhor onde a principal preocupação são as árvores e os animais. As crianças escolheram fazer um trabalho que chamasse a atenção para a poluição marítima. Para fazer o trabalho utilizámos tintas, lápis de cor e canetas de feltro. As crianças decidiram esconder o Ecolápis sob o cavalo marinho pois acharam que eles eram amigos e iam avisar os outros animais dos perigos que existem no mar. Depois de verem o vídeo do Ecolápis, as crianças mostraram-se preocupadas com os animais marítimos e, por isso, revelaram muito empenho e motivação na realização deste projeto.