Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Terra dos Arcos (Amadora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho teve por base a leitura e exploração da história “O dia em que o mar desapareceu”. A história relata-nos o terrível comportamento de uma família de “pássaros bisnaus”, que chegam à praia e que a sujam, não tendo nenhum respeito pelo meio ambiente. O mar também fica sujo e os peixes começam a ficar doentes e vão embora.
O mar fica tão triste que acaba por desaparecer!
O final da história é um final feliz, porque o mar salva-se da poluição e volta a ser azul e limpo como antes.
Este tema tem vindo a ser trabalhado ao longo do ano, nas suas várias vertentes. Aqui foi mais virado para os rios e oceanos com principal enfoque no comportamento humano representado pelos pássaros bisnaus. E, para, de certa forma, lhes dar a conhecer estratégias que estejam ao seu alcance e que lhes permitam minimizar o efeito negativo que a poluição tem sobre os rios e oceanos.
As crianças aderiram a esta iniciativa com empenho e entusiasmo.
O trabalho foi inteiramente realizado pelas crianças, demonstrando a sua criatividade e capacidade de transmitir a mensagem.
Os materiais usados foram: uma folha A3 de papel de cavalinho; lápis de carvão para desenhar e aguarelas para pintar; a fotocópia do ecolápis e cola. Os materiais para a ilustração foram escolhidos pelas crianças.
Foi colocada uma folha no cavalete das pinturas que ficou disponível para que cada criança pudesse desenhar ou pintar quando assim entendesse, ou se sentisse inspirada.
A figura do ecolápis foi imprimida e colada no local que as crianças acharam que seria o melhor para se camuflar.