Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Nome do Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita
Nome da Escola: Escola nº 2 de Perafita
Desafio- “Onde está o EcoLápis?”
Ao longo do 2º e 3º período, a turma A do 3º ano da Escola N.º 2 de Perafita desenvolveu o tema “Economia Circular” e realizou o projeto “EcoLápis” que envolveu todos os alunos da turma. Os trabalhos realizados representavam ambientes marinhos e o EcoLápis escondia-se entre peixes, plantas aquáticas, moluscos e poluição. O objetivo foi de dificultar a localização do EcoLápis nas ilustrações. Todos os trabalhos foram pintados com os lápis de cor da FABER-CASTELL.
Os alunos desenvolveram em metodologia de projeto pesquisas sobre a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos rios, lagos, mares e oceanos, no que respeita à fauna, flora e lixo marinho.
Aprenderam e descobriram que “O verdadeiro pulmão do Planeta são os Oceanos”. A maior parte do oxigénio que respiramos vem das algas marinhas. É exemplo disso, o fitoplâncton que compreende o conjunto de algas microscópicas que habitam os ecossistemas aquáticos. O fitoplâncton é um importante produtor primário em ecossistemas aquáticos, representando a base da cadeia alimentar. Ao realizar a fotossíntese, o fitoplâncton converte material inorgânico em orgânico libertando oxigénio para água. Além disso, também serve de alimento para o zooplâncton e alguns peixes.
O fitoplâncton marinho liberta para a atmosfera grande quantidade de oxigénio, produz mais de 50% de todo o oxigénio da Terra e absorve até 30% do dióxido de carbono emitido pelo homem. Essa função do fitoplâncton é de extrema importância para a biosfera e fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.
Partindo de imagens de diferentes ambientes aquáticos, desenharam ilustrações, onde enquadraram a personagem “Ecolápis” camuflada, fazendo o paralelismo com algumas ilustrações do livro "Onde Está o Wally?”de Martin Handford.
Foram utilizados os seguintes materiais; papel A4 branco, lápis de grafite, lápis de cor da FABER-CASTELL. Os trabalhos selecionados para o projeto reuniram o consenso dos alunos.
No desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram empenho e curiosidade pela descoberta da biodiversidade do ambiente natural, despertando para a importância da manutenção dos valores naturais em estreita relação com a melhoria da qualidade de vida das populações.
Perafita, 31 de maio de 2022.
Professora Responsável: Susana Santos
Professoras Coordenadoras: Susana Santos e Helena Costa