Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Definição do Problema: Criação de um desenho, com recurso a materiais de pintura, dando importância a atitudes saudáveis para o Planeta, tendo como base a preservação da Natureza e o ciclo dos lápis.
Planificação do trabalho: A importância de não poluir para não destruir os habitats dos seres vivos, nomeadamente dar importância ao oceano e aos seres vivo aquáticos. Investigação sobre o ciclo de vida do lápis. Diálogo com os alunos para a sensibilização de cuidar do nosso planeta, tendo em conta a reutilização de materiais já usados e a redução da produção de resíduos.
Objetivos: Fomentar a abertura ao mundo que nos rodeia. Facilitar a aquisição de conhecimentos. Envolver os alunos na pesquisa e realização de trabalho. Estudar o ciclo do lápis. Dar importância à Natureza e aos Oceanos.
Pesquisa: A recolha de informação foi feita através da visualização do workshop online Oficina de Ilustração “Onde está o Eco-lápis” no Youtube recorrendo à internet. Observação de imagens da Natureza pesquisando em enciclopédias sobre ciclo do lápis, dos livros de Estudo do Meio e de manuais da biblioteca. Realizou-se uma ficha técnica do Eco-lápis, indicando os possíveis seres vivos existentes no Oceano, flora e fauna. Desenho do eco-lápis em tons vermelhos, recorte e colagem na ilustração.
Apresentação e avaliação do trabalho: Apresentação no terceiro Conselho Ecoescolas, em que todos os participantes irão ter oportunidade de observar a ilustração selecionada para participar no desafio.
Características do trabalho: Ilustração de uma imagem da natureza em tons vermelhos, onde está escondido o Eco-lápis .
Quantos alunos participaram: 24 alunos do 2º AR da Escola Básica das Ribeiras
Professora envolvida: Professora Conceição Dourado