Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Onde está o Ecolápis?
No desenvolvimento do programa de Estudo do Meio, a turma de 3º ano estudou os rios de Portugal e fez uma visita ao rio que passa a poucos metros da sua escola - O Xarrama - afluente do rio Sado.
Os alunos constataram tristemente que havia lixo nas margens do rio que acabava arrastado pela corrente e pelo efeito da chuva e do vento; com a orientação da docente titular, anteciparam o destino dos resíduos e o seu impacto na biodiversidade aquática.
Os alunos reconheceram que entre os resíduos que chegam ao mar, também alguns dos lixos das suas rotinas aí podem chegar, se não forem devidamente recolhidos e separados.
A partir daí, na aula de Expressão Plástica, propôs-se aos alunos que representassem numa folha A4 de papel cavalinho, o ambiente aquático com a respetiva biodiversidade, onde tinham que tinham de camuflar o Ecolápis.
Os alunos usaram marcadores e lápis de cor com gradação de tons, para modelação das formas, utilizando a linha e a cor como elementos expressivos.