Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A ilustração foi realizada por um grupo de 22 crianças de 5 anos do pré-escolar da Casa Vera Cruz. O ecossistema marinho escolhido foram as salinas da nossa bonita cidade de Aveiro e os animais que habitam a laguna. As crianças exploraram a história "Onda de Mudança" que aborda a questão da poluição nos ecossistemas marinhos da cidade de Aveiro. Após uma visita às Marinhas de Sal, as crianças investigaram quais são os animais que habitam na laguna. Cada criança escolheu o seu animal preferido e, com o apoio de imagem e fotografia do mesmo, fez o desenho do animal escolhido, que posteriormente coloriu com lápis de cor e canetas de feltro. A ilustração é composta pelo conjunto de todos os animais que habitam o ecossistema lagunar da Cidade de Aveiro, assim como alguma da fauna típica das salinas que as crianças exploraram: a salicórnia. A geometria e a as cores das salinas foram explorados através da ajuda dos adultos, através de exploração de obras de arte de artistas locais que retrataram as salinas. A s salinas foram pintadas pelas crianças usando a técnica da aguarela. Depois, as crianças com o apoio do adultos e de uma réguas desenharam as salinas. Todos os animais foram recortados e sobrepostos sobre a ilustração das salinas. O Eco lápis foi escondido pelas crianças. Entretanto apercebemo-nos que as crianças esconderam dois eco lápis, pelo que optamos que ficassem os dois.