Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz (Machico)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
No âmbito da disciplina de Cidadania, um cartaz alusivo ao projeto Ecolápis foi elaborado por dois alunos do 8.°ano da Escola Básica 1,2,3/ Porto da Cruz. O trabalho consiste em realizar um cartaz onde o Ecolápis esteja presente, escondido no meio das algas, animais e lixo marinhos. Para a realização do tema, apenas foram necessários os seguintes materiais: uma cartolina A3 e lápis de cor.
Ecolápis no fundo do Mar
Num dia ensolarado, o Ecolápis decidiu sair para refrescar-se no mar da praia mais próxima, logo após sair da escola, na companhia dos seus colegas. A dada altura, quando estava no mar a observar o fundo marítimo lembrou-se do assunto da aula de história daquele dia. O professor contou uma lenda que dizia que, algures pelo fundo marinho das redondezas da praia, morrera um rei valente e corajoso por causas desconhecidas. Sabia-se que deixara para trás apenas a sua espada e coroa. Curioso como era, o Ecolápis aproveitou a oportunidade para tentar a sorte e ser o sortudo que encontraria as relíquias perdidas. Procurou durante um longo tempo e acabou por se perder, levado e empurrado pela ondulação do mar. Andou por corais e rochas, mas nada. Além de não ter encontrado o que queria, descobriu algo pior. Pela corrente, encontrou montes e montes de lixo e manchas enormes de petróleo, provavelmente deixadas pelo rastro e despejo de cargueiros e petroleiros que tanto arruinavam aquele horizonte azul cintilante. Ficou bastante triste, pois defendia o bem-estar do meio ambiente. Fitou a imensidão azul das ondas e observou um barco que navegava em sua direção e, quando chegou próximo o suficiente, aproveitou a boleia para o cais. Antes de chegar ao seu destino, os humanos que navegavam aquela embarcação soltaram uma rede, obviamente para apanhar peixes. Ao chegar à praia, o Ecolápis contou tudo para os seus amigos e, juntos, decidiriam que fariam a limpeza da praia e da costa pelo menos uma vez por semana, diminuindo assim, os resíduos marítimos que prejudicam a vida da fauna e flora do mar. Além disso, incentivaram os outros colegas da escola a fazer o mesmo e organizaram campanhas para promover o bom funcionamento do ecossistema. E tu? Farias o mesmo?