Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Os alunos do 9.ºE, Inês Alves, Inês Ribeiro, Matilde Ribeiro e Catarina Ferreira, criaram uma composição gráfica, em formato A3, onde o EcoLápis mergulha com um Biólogo marinho, fazendo parte de uma aventura, no Mundo Aquático, visitando os oceanos, entre a fauna, flora e deparando-se com lixo marinho.
Sobre o tema “Rios e Oceanos”, as alunas, sob a orientação da professora Ana Rita Nápoles, elaboraram um trabalhos original de ilustração onde foi representada a personagem do EcoLápis, “camuflado”, junto ao mergulhador Biólogo Marinho, na ilustração, para ser de difícil identificação.
Começaram por conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis). Desenvolveram conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, reciclagem
Promoveram a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos utilizados no dia a dia.
Realizaram uma pesquisa a nível de animais e flora no Mundo aquático e fizeram o tratamento da imagem, forma, textura e cor, desenvolvendo a criatividade e aplicaram técnicas e materiais de desenho e pintura, tais como: Lápis de cor, Marcadores, esferográfica, guaches e pastéis secos.
Os alunos envolveram-se no projecto, criando grandes expectativas, dando aso à imaginação e criatividade a partir de estudos ambientais do Mundo Aquático.
As alunas adoraram participar e procederam a campanhas ambientais na escola.