Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
As educadoras de infância da Pré 2, da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras (Edifício do Curral das Freiras) propuseram às crianças o desafio “Onde está o Ecolápis, que foi bem recebido por todos/as.
Numa primeira fase, a temática “Rios e Oceanos” foi explorada no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Seguidamente foi proposto ao grupo, para individualmente desenharem o mar com a flora e fauna, com base no que tinham visto, debatido e interiorizado. As crianças decidiram fazer o desenho com lápis de cor, numa folha A4. Depois em grande grupo, cada criança apresentou o seu desenho aos colegas e disse o que mais gostava no seu trabalho. Nesta fase, decidiram escolher um elemento do seu desenho para depois desenhá-lo numa folha, com lápis de cor e fazer o contorno com canetas de feltro. Foram reunidos todos os desenhos e recortados. Numa segunda fase, desenharam o fundo do mar, numa folha de papel cavalinho A3, com cores de cera e aguarelas e colaram os desenhos. Por último, o Ecolápis foi fotocopiado e as crianças escolheram o local de camuflagem.
Foi um projeto motivante tanto para as crianças como para a equipa da sala, unindo-nos em torno de um objetivo comum, que atualmente é necessário realçar, resultando neste trabalho que enviamos.