Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Marta Alexandra Pereira da Silva
O desafio «Onde está o EcoLápis», com o tema «Rios e Oceanos», lançado pela Faber Castell em parceria com a ABAE, foi proposto nas aulas de Desenho A pela professora, que nos mostrou o Regulamento do Concurso e falou sobre a empresa e seus produtos. Fiquei a saber, entre outras informações, que a Faber Castell é uma empresa preocupada com o meio ambiente, em ter o mínimo de impacto ambiental em todo o ciclo de vida dos seus produtos e que o termo EcoLápis significa que a empresa produz os seus lápis com madeira 100% reflorestada.
Para responder ao desafio comecei por fazer uma pesquisa de imagens e textos sobre rios e oceanos, quanto à fauna e flora, acabando por escolher o Oceano Índico, o terceiro maior do mundo. A par da pesquisa, fiz desenhos de diferentes animais, plantas, rochas, moluscos e vestígios humanos que se podem encontrar no mar. Fiz ainda estudos de composição, ou seja, juntei os elementos numa composição harmoniosa.
O trabalho final foi desenvolvido numa folha A/3 e utilizei, como material de desenho, lápis de cor, marcadores e aguarelas.
Os peixes presentes são, olhando da esquerda para a direita, o peixe-anjo-majestoso, o peixe-palhaço, o ídolo mouro e o peixe-borboleta de bochechas azuis.
Criei contrastes de cor entre a fauna e a flora e os vestígios humanos, de tons acinzentados, dando mais destaque aos elementos naturais para reforçar o que podemos perder com a poluição dos oceanos.
A ilustração também apresenta uma grande profusão de corais porque, devido ao aquecimento das águas, estão a desaparecer massivamente no Oceano Índico.
O barco, a corrente e o capacete de mergulho são objetos artificiais que simbolizam a destruição dos ecossistemas devido à mão humana. Estes não parecem pertencer à composição e quis demonstrar, através do seu tom pardo, que não deviam estar lá.
Nesta profusão de formas e cores escondi o EcoLápis, o personagem risonho que nos quer transmitir que todos podemos contribuir para minimizar as alterações climáticas através das nossas opções e ações mais amigas do meio ambiente.