Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Leonor Inês Pinto Monteiro
Este desafio, da Faber Castell em parceria com a ABAE, incidiu na elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema «Rios e Oceanos», onde devia estar representada a personagem EcoLápis camuflada na ilustração.
Achei muito interessante este trabalho porque, além de ficarmos a saber mais sobre o tema, fomos informados que a Faber Castell está preocupada em utilizar nos seus produtos materiais amigos do ambiente e que todo o processo de fabricação tenha um impacto ambiental reduzido. Esta preocupação da empresa vai de encontro à da minha geração com o aquecimento global do planeta e as ações que as empresas deveriam levar a cabo para minimizar os possíveis efeitos negativos que podem resultar da fabricação dos seus produtos.
Para concretizar o trabalho comecei por fazer pesquisa sobre rios e oceanos, acabando por escolher o Oceano Índico, o terceiro maior oceano do mundo e com grande diversidade biológica. A par desta pesquisa, e antes de começar a elaborar a composição final, fiz alguns desenhos de animais, plantas, objetos, entre outros elementos que utilizei posteriormente.
A composição final foi realizada numa folha de desenho de tamanho A/3. No primeiro plano destaquei algas e rochas e no segundo plano optei por desenhar uma grande diversidade de peixes, embora tenha dado mais ênfase ao peixe palhaço, ao blue tang e ao peixe borboleta. Para criar uma maior diversidade na composição, desenhei um polvo, uma tartaruga e uma medusa. No trabalho aparecem objetos que não deviam estar no fundo do mar: uma garrafa de vidro, um capacete de mergulhador e uma corrente dão a ideia que, algures no tempo, ali naufragou um barco. As algas criam um movimento ascendente e reforçam a ilusão que estamos no fundo do mar.
Tentei aplicar algumas regras de composição, aprendidas nas aulas, e coloquei peixes palhaço a seguir na direção de peixes borboleta e que conduzem o nosso olhar da direita para a esquerda da composição, dando a ideia de movimento e leveza. O fundo da composição em azul claro, o tom mais característico da água deste oceano, reforça essa sensação de leveza.
Neste mundo que criei demoramos a encontrar o EcoLápis porque tentei escondê-lo o melhor possível na composição, elaborada com elementos naturais e artificiais diversificados, tornando a sua procura mais interessante.
Além da folha de desenho A/3 usei lápis de cor aguarelável, aguarelas, caneta fina preta e branca.