Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Vilarelho (Caminha)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Com este projeto pretendeu-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos”, onde deverá estar representada a personagem EcoLápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação.
Antes de iniciarmos os desenhos, iniciamos uma pesquisa sobre a problemática do plástico nos oceanos e como ele ameaça a vida no planeta Terra.
Finalizado o trabalho de pesquisa, em contexto de aula de educação ambiental, construímos um powerpoint com toda a informação recolhida.
Assim, de uma maneira resumida, ficamos a saber que:
 Um dos responsáveis pela transformação da maneira como vivemos é, inegavelmente, o plástico. Nas suas mais variadas formas, atendendo às mais diferentes necessidades do nosso dia a dia, como utensílios domésticos, brinquedos, calçado, embalagens, enfim uma infinidade de produtos.
 Os plásticos não trazem apenas benefícios à humanidade. Apesar do seu uso ser tão amplamente difundido, grande parte do lixo que produzimos diariamente é constituído por este material. Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens.
 Cerca de 80% das embalagens são eliminadas após serem USADAS APENAS UMA VEZ!
 A maioria dos plásticos não é biodegradável, portanto os resíduos plásticos que estamos produzindo vão acompanhar-nos por séculos apresentando sérios problemas ambientais.
 É o ecossistema marinho que mais sofre com os plásticos. A cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos e, até 2050, estima-se que 99% das aves marinhas terão ingerido plástico.
 Desde 1950 a humanidade já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Deste montante, cerca de 6,3 bilhões já foram descartados. E se continuarmos neste ritmo, os investigadores apontam que em 2050 haverá mais de 12 bilhões de toneladas de resíduos plásticos no mundo.
 Temos de fazer alguma coisa…
De seguida passamos para a realização dos desenhos, onde quisemos demonstrar que é efetivamente o ecossistema marinho que mais está a sofrer com a problemática dos plásticos. De uma maneira simples e divertida mostramos que este problema é sério e temos de ajudar a resolvê-lo.
O desenho da personagem EcoLápis está escondida nos desenhos. Optamos por fotocopiar, reduzir e colar a personagem no desenho.
No final, fizemos uma votação e o desenho mais votado foi o da colega Margaux!
Foi um desafio muito enriquecedor e ao mesmo tempo lúdico e divertido!