Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Caminha (Caminha)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho apresentado foi realizado por alunos da turma C4, do 4º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.
Iniciou-se o trabalho pela apresentação aos alunos da personagem “EcoLápis” e do desafio “Onde está o Ecolápis?”, onde os alunos se mostraram bastante entusiasmados e com muita vontade de participar.
Foi-lhes dado a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell).
Os alunos inspiraram-se em imagens da fauna, flora e lixo marinho dos oceanos e rios. O trabalho foi realizado individualmente numa folha A4, realizaram o cenário com aguada, desenharam, pintaram com lápis de cor e adicionaram colagens de desenhos feitos pelos alunos. A imagem do Ecolápis foi reduzida e foi feita a impressão da mesma para os alunos a esconderem/camuflarem no seu desenho. Por fim, após a apreciação de todos os desenhos selecionaram-se quatro, os quais foram considerados os mais criativos e que se aproximam do objetivo do desafio.
O projeto apresentou-se bastante enriquecedor, na medida em que sensibilizou os alunos para várias questões ambientais, despertando-lhes o interesse e curiosidade sobre a fauna e flora (dos rios Minho e Coura) próxima da localidade onde vivem (trabalho de pesquisa) e contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de reflexão, colaboração, trabalho de grupo, pesquisa e incentivar e promover nos alunos a importância de cuidar do nosso meio ambiente.