Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Nas aulas de Tic, os alunos pesquisaram sobre o Mundo Aquático e verificaram que a poluição é um problema que coloca em risco não apenas o ecossistema marinho, mas também a sobrevivência de todos os seres vivos. Foi apresentado aos alunos o desafio “Onde está o EcoLápis?” e houve grande interesse em participar na atividade. Os alunos decidiram ilustrar os problemas provocados pela poluição que afeta os nossos mares, devido ao descarte indevido de resíduos, e que muitos animais comem a pensar que é alimento.
A ilustração deste trabalho foi realizada em folhas de tamanho A3. Foram colados peixinhos pintados com canetas de feltro, desenhados em folha de revista e em jornal e algas recortadas com a técnica do papel rasgado. A tonalidade do mar foi obtida com a pintura realizada com cor de cera sobre uma base rugosa.
O Ecolápis foi reproduzido a cores, com tamanho de 2,5 cm e encontra-se camuflado no meio das algas. Após a conclusão dos trabalhos foram selecionados os trabalhos a apresentar no desafio.