Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
É apresentada uma proposta de atividade em desenho/ilustração, usando a aplicação da técnica pintura em aguarela e seleção de cores, para dar resposta ao tema.
A ideia ilustrada nas imagens é destacar que todo o lixo vai para o MAR, o que tem implicações no ambiente marinho e no futuro de todos.
Além de poluir as águas de rios e lagos, o homem também contamina a água do mar. Apesar da quantidade de água ser elevadíssima, a quantidade de resíduos é suficiente para causar sérios problemas ambientais nessas áreas e quem paga o preço por essa irresponsabilidade são as espécies marinhas. Outro problema ambiental relacionado com o ambiente marinho é o derramamento de esgoto doméstico, que pode desencadear a proliferação de algas que produzem toxinas. O excesso de algas é responsável por uma diminuição do oxigénio da água e a sua toxina é capaz de colocar em risco diversas espécies. OEcolápis está representado no lado esquerdo do desenho e à sua volta uma alga, para dar a ideia da forma como se conseguirá sobreviver num ecossistema degradado, com a diminuição do oxigénio na água provocada pelo excesso de algas e suas toxinas.