Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Pertencendo a EB/JI João Beare ao Programa Eco-escolas e que recebendo o galardão Eco-Escolas, representado pela bandeira verde, ao longo de 14 anos, não podíamos deixar de participar em mais um desafio proposto pela ABAE e a Faber-Castell.
Todos os dias desenvolvemos, sensibilizamos e educamos os diferentes elementos da comunidade escolar para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis nomeadamente no meio aquático mais próximo.
O desafio foi apresentado e um grupo constituído por alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), mostrou muito interesse em participar, apesar da dificuldade que apresenta no vocabulário. Iniciou-se o desafio com a visualização de imagens do fundo do mar/rios, os seres vivos aí existentes e a diferença entre um meio aquático poluído e não poluído.
Os alunos após chegarem a um consenso, planificaram e desenvolveram o trabalho apresentado nas aulas de PLNM, com criatividade, aplicando técnicas e materiais de pintura. Numa folha de papel A4 desenharam com lápis de grafite, pintaram com lápis de cor, contornaram com lápis de cor ou canetas de feltro e desenharam o Ecolápis que posteriormente colaram no desenho. Concluíram a sua ilustração a utilizar uma técnica de salpico reutilizando uma escova de dentes. Representou-se um oceano com fauna e flora, sem poluição pois esse é o ambiente aquático desejado pelos alunos.
Este desafio proporcionou simultaneamente o desenvolvimento de vocabulário e de consciência ambiental de modo a haver um maior desenvolvimento académico.