Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

Idade dos alunos:
Dos 5 aos 11 anos.

Memória descritiva:
Para iniciar mais este desafio Eco-Escolas, fez-se a proposta a todos os alunos para desenharem a biodiversidade da nossa escola, que foi aceite com agrado. Difícil era escolher só um desenho para servir de modelo para o mural e participar no desafio Eco -Escolas. Havia vários trabalhos interessantes, mas como não se chegava a um consenso e, para evitar que os alunos não ficassem desconsoladas pelo seu trabalho não ser o eleito, achamos que o mais justo seria retirar os elementos comuns a todos os desenhos e representá-los numa composição diferente. Todos os trabalhos representavam os nossos animais de criação: coelhos, galinhas e patos e também abelhas, borboletas, joaninhas, passarinhos, árvores, cogumelos, flores, plantas, ervas, a natureza que existe no nosso recreio. Pesquisámos esses elementos na internet e estudámos espécies, características e hábitos.
Compilaram-se os elementos comuns e surgiu esta imagem que foi projetada na parede através de um retroprojetor que se copiou para papel cenário para os alunos pintarem em todas as turmas e servir de ensaio antes de se pintar o mural. Só depois se passou para a parede através do mesmo processo. Tivemos a colaboração da embaixadora local do PEEA, (https://educacaoartistica.dge.mec.pt/) (Programa da Educação Estética e Artística) da DGE, Isaura Sousa que nos ensinou estas técnica e fez a articulação entre ciclos. Os alunos de todas as turmas tiveram oportunidade de participar na elaboração do mural usando aventais, toucas e luvas para não se sujarem. Docentes e Assistentes Operacionais também participaram. Toda a escola se envolveu.
A Câmara Municipal disponibilizou os materiais solicitados e a Junta de Freguesia aplicou o primário.
Usamos tintas de exterior e canetas de cerâmica. A tinta foi colocada em embalagens de esferovite que reutilizamos e as crianças usaram mini rolos e esponjas para pintarem as superfícies maiores e pinceis para os pormenores. Com as canetas contornaram-se as imagens.
Dia 6 de junho fez-se a inauguração com todos os intervenientes presentes.

Trabalho final:

Biodiversidade da nossa escola.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Terras agrícolas.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Vegetais e animais. Animais de criação como patos,galinhas e coelhos. Temos aves, insetos: borboletas, joaninhas, abelhas. Plantas, arbustos, flores ,árvores e cogumelos.

Materiais utilizados na pintura:
Retroprojetor. Canetas de cerâmica, tintas de exterior, primário, rolos, esponjas, trinchas, pinceis, embalagens de esferovite para misturar as tintas,luvas, toucas e aventais.
Para o ensaio: retroprojetor, papel cenário, marcadores, lápis de grafiti, tintas cenográficas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Mostrou interesse em participar logo que o desafio foi proposto. Disponibilizou os materiais e divulgou o desafio. Esteve presente na inauguração e pintou os logotipos.