Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Idade dos alunos:
Dos 10 anos aos 15

Memória descritiva:
O autor do projeto tentou transmitir a ideia de que a utilização que a humanidade vai fazendo do planeta nem sempre é a mais equilibrada. No entanto, não quis que o pessimismo tivesse a palavra definitiva.
O otimismo e a esperança numa mudança que reestabeleça a saúde ambiental do planeta estão expressos pela utilização de cores vivas, e por elementos como a árvore e o pássaro.
Por seu turno, os peixes que parecem agoniar numa zona do planeta que se esvai, expressam os riscos para a biodiversidade que são conhecidos e provocados pelos exageros da humanidade na exploração de recursos, representados pela palhinha. O uso do vermelho e branco para a palhinha tem como objetivo associar às cores habitualmente utilizadas para assinalar situações de perigo.

Trabalho final:

Resultado final em grande plano

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O trabalho elaborado representa o conjunto dos ecossistemas dando particular relevo ao mar.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Árvores (carvalho) e outras plantas, pássaro e animais marinhos.

Materiais utilizados na pintura:
-Tintas,
- Pincéis e trinchas,
- Materiais de limpeza e de proteção,
- Moldes em cartão;

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Foi por sugestão do Município que o Clube do Ambiente (inserido no Programa Eco-Escolas) decidiu aderir a este projeto.
O Município comprometeu-se a colaborar, nomeadamente, através do fornecimento de materiais.