Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2 da Benedita (Frei António Brandão) (Alcobaça)

Idade dos alunos:
11, 12

Memória descritiva:
Titulo: Olhar
Memória descritiva da imagem:
Em articulação com o projeto Eco Escolas, foi executado um esboço tendo como tema “Muros com vida” com o intuito de contribuir e alertar do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos. O Projeto assenta no entendimento da importância da rua, como espaço de educação/arte
Definição do Trabalho:
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pintura ao ar livre em muro dentro do recinto escolar (campo de jogos), de livre acesso e uso coletivo.
Objetivos:
– Promover um novo olhar, centrado na arte;
– Incentivar à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola;
– Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
– Melhorar o aspeto estético do recinto escola/espaço público
– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade;
– Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação.
Antes da realização do projeto os professores alertaram para a problemática da poluição no planeta a aprender, a observar e a representar os elementos do quotidiano e da natureza, ampliando a sua perceção visual.
Foi elaborado um pequeno trabalho de pesquisa relativamente à problemática da poluição dos mares, por forma a melhorar conhecimento sobre os principais problemas que afetam os oceanos. Daí a necessidade de alertar e promover comportamentos que possam evitar a poluição.
Para o projeto, os alunos recorreram a lápis de aguarela. Na construção final serão utilizadas tintas de água.
A imagem contém um passeio de uma criança com um animal aquático, (cores utilizadas: preto e azul). No enquadramento do espaço, a frase “Muros com vida".
A imagem selecionada será desenhada e pintada no muro interior à escola, visualizando a melhoria da costa no futuro.
O objetivo será proceder á estética de interior, no muro da escola, junto ao espaço de Educação Física.
Memória descritiva do projeto:
Escola: ESCOLA BÁSICA 2 da BENEDITA (EB2 – FREI ANTÓNIO BRANDÃO)
Professora coordenadora: Celina Pimenta e Graça Diogo
Alunos envolvidos:
• Ano escolaridade:5º e 6º
• Idades dos alunos: 11 a 12 anos
• Número de alunos: 25 alunos
Imagem da autoria do professora Paulo Costa, 62 anos
Síntese das várias fases do projeto:
Com este concurso os docentes pretenderam, levar os alunos a aprender, a observar e a representar os elementos do quotidiano e da natureza, ampliando a sua perceção visual.
-Esta atividade teve como principais destinatários os alunos de 5º e 6º ano de escolaridade e passar a mensagem de para a problemática da poluição no planeta.
-Execução de vários projetos e criação de imagens apelativas, para chamar a atenção para algo em que ninguém repara e melhorar o seu aspeto;
-Apresentação dos trabalhos dos alunos e seleção do trabalho final.

Trabalho final:

Olhar Final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aquático

Que Espécies estão representadas na pintura?
Peixe

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, rolo, trinchas, material de proteção

O Município esteve envolvido nesta ação?