Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Idade dos alunos:
Os alunos têm idades compreendidas entre os 13 e 14 anos.

Memória descritiva:
Memoria descritiva "Muros com Vida"
Escola: EB 2.3 Cármen Miranda*
Professores Coordenador do Programa Eco-Escolas: Carlinda Abreu e Célia Brandão
Parecias: Câmara Municipal de Marco de Canaveses e CAERUS CLDS4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social Quarta Geração do Marco de Canaveses)
Tema do “Muros com Vida”: Espécies polinizadoras
O projeto “Muros com vida” foi lançado ao Clube “Oficina de Artes de rua” da escola. Este clube funciona com o apoio da CAERUS, tendo como principal objetivo a intervenção social junto dos alunos com mais fragilidades.
No clube, sob a orientação do Artista José Miguel Pinto, Dra Cátia Ribeiro e Dra Judite Freitas os alunos realizaram um reconhecimento dos Muros a pintar e efetuaram uma pesquisa na internet sobre a biodiversidade de forma a selecionarem os temas a ilustrar. De acordo com as pesquisas, os alunos fizeram uma ilustração sobre insetos e plantas polinizadoras. Por fim, fez-se uma seleção do desenho a submeter a concurso. O desenho escolhido foi devido à importância das espécies polinizadoras na sustentabilidade do ecossistema e também pelo facto de que a zona envolvente ao muro vai servir de abrigo para um hotel de insetos e ainda a várias espécies de plantas polinizadoras.
A execução das pinturas foi realizada através do uso de tinta plástica e ainda spray, para executar alguns pormenores.
A Inauguração dos Muros com Vida será realizada no dia 13 de junho, aquando do Hastear da Bandeira verde do dia “Eco-Escolas”.
*A Escola mudou de nome, passou de Escola E.B 2,3 de Marco de Canaveses para Escola E.B. 2,3 Carmen Miranda.

Trabalho final:

Muros com Vida - Escola E.B. 2,3 de Marco de Canaveses

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Jardim / campo com plantas e insetos polinizadores

Que Espécies estão representadas na pintura?
Insetos:
Abelha do Mel (Apis melífera)
Escaravelho das Flores (Oxythyrea funesta)
Abelha grande do Jardim (Abelhão-grande-do-jardim)
Escaravelho (Oxythyrea funesta)
Mosca das flores (Scaeva Pyrastri)
Abelha Carpinteira (Xylocopa violace)
Borboleta do Medronheiro (Charaxes Jasius)
Borboleta Monarca (Danaus plexippus)
Mosca-das-flores-comum (Episyrphus Balteatus)
Plantas:
Dente de leão (Taraxacum officinale)
Peónia (Paeonia anómala)
Cardo (Cynara cardunculus)
Alfazema (Lavandula sp)

Materiais utilizados na pintura:
Tinta Plástica, Spray

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Mostrou-se disponível para a elaboração do projeto e ofereceu o stencil para a atividade. Estará presente na inauguração do Muro com Vida, no dia do Eco-Escolas, 13 de junho.