Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1/PE da Cruz de Carvalho (Funchal)

Idade dos alunos:
9/10 anos

Memória descritiva:
O desafio foi apresentado aos alunos do 4º ano-A que logo mostraram o seu entusiasmo. O trabalho iniciou-se com uma pesquisa sobre a Biodiversidade do Arquipélago da Madeira: na atividade de enriquecimento curricular de TIC os alunos realizaram a referida pesquisa. Na atividade de Estudo elaborou-se uma lista de espécies da fauna e da flora da Madeira, dando especial atenção à nossa Floresta da Laurissilva, Património Mundial da Humanidade. Após um diálogo sobre o que poderia ser representado no desenho os alunos iniciaram a tarefa. De entre os três desenhos mais votados pelos alunos, o trabalho final foi escolhido pela coordenadora eco-escolas em conjunto com duas docentes que são as responsáveis pelo desafio, tendo em conta a qualidade do desenho, os elementos representados e a facilidade em ser pintado no muro. A pintura foi realizada por alunos de 3° e 4° anos, nas aulas do Clube de Biblioteca.

Trabalho final:

Aspectos da biodiversidade na Ilha da Madeira.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A fauna e a flora do Arquipélago da Madeira.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Da flora estão representados o massaroco, a dedaleira, as hortênsias (novelos) as estreleiras e outras flores. Da fauna está representado em grande destaque o pássaro Bis-bis. De referir também outros elementos representativos da paisagem madeirense: a casa típica de Santana com as suas cores caraterísticas e a levada que desce das montanhas.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis, esponja, escantilhão e marcador de tinta permanente.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município do Funchal forneceu as tintas e os instrumentos necessários para a execução da pintura.