Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Idade dos alunos:
média de 15 anos (alunos do 9º ano)

Memória descritiva:
A atividade foi proposta aos alunos da Escola sobre a forma de um concurso, a fim de se selecionar o desenho que será representado no muro destinado para o efeito.
Vários alunos do segundo e terceiro ciclo concorreram. Foi selecionado o desenho das alunas Izabela Nicacio e Inês Cardoso, alunas do 9ºD, por ser aquele que obteve maior pontuação de acordo com os critérios de avaliação propostos no regulamento.
As alunas vencedoras adaptaram para o muro o projeto inicialmente entregue, com a ajuda do professor de Educação Visual.
O mural representa carvalhos-alvarinhos, árvore muito comum na nossa região e no recinto escolar.
O projeto foi concretizado pelas alunas com a colaboração dos colegas da turma.

Trabalho final:

Mural representativo da espécie Quercus robur.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é uma floresta caducifólia característica da região (Beira Alta) onde está localizada a Escola. Nesta floresta predominam os carvalhos, alvarinho e negral, e os castanheiros.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As árvores representadas no mural são carvalhos-alvarinhos, espécie Quercus robur.

Materiais utilizados na pintura:
Lápis, tintas, trinchas e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu todo o material necessário à elaboração do mural.