Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)

Idade dos alunos:
13 e 14 anos

Memória descritiva:
O desenho resulta de uma pesquisa sobre a problemática ambiental e sobre o que queremos deixar às próximas gerações como legado ambiental e a flora.
O desenho retrata a flora no seu esplendor com cores fortes e que transmitem alegria e esperança.
A mensagem pretende ser direta e simples e facilmente assimilada.

Trabalho final:

Save the Planet

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Flora

Que Espécies estão representadas na pintura?
Nenúfares, árvores autóctones, flores campestres e outras.
Pássaro de pequeno porte.
Água, ribeiros e lagos

Materiais utilizados na pintura:
Tintas e vernizes biológicos e ecológicos. Os materiais utilizados foram produtos biológicos que contêm apenas pigmentos minerais não tóxicos e são produtos naturais/ecológicos que contém apenas ingredientes naturais, tais como: cera de abelha, resinas naturais, ceras e óleos vegetais.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município em coordenação com o Centro de Interpretação Ambiental, disponibilizou várias elementos que acompanharam os alunos desde a sensibilização e motivação à pintura do desenho na parede.
Numa primeira fase a Câmara Municipal de Leiria disponibilizou uma equipa que se deslocou à escola para sensibilizar os alunos para o tema e construir com eles alguma estruturas com materiais da própria natureza, os alunos construíram várias esculturas com galhos, flores, pinhas, ramos, pedras, etc.
Na fase de planificação do desenho, o Município disponibilizou um artista plástico para acompanhar este processo ao longo de várias aulas.
Depois de ser selecionado o desenho vencedor, este mesmo artista plástico ajudou na pintura do desenho na parede.
Os materiais foram também disponibilizados pelo município.