Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

Idade dos alunos:
11 anos a 13 anos

Memória descritiva:
O projeto para a pintura do “Muros com Vida” na escola de S. Vicente de Pereira foi desenvolvido pelos alunos do sétimo ano, em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Moral e Religiosa Católica.
Proposto o desafio de participar no projeto “Muros com Vida”, os alunos buscaram a inspiração na biodiversidade e na vasta variabilidade dos todos os seres vivos e das suas origens seja terrestre, marinha e outros ecossistemas e os complexos ecológicos da qual fazem parte.
- Utilizando a linha e a cor enquanto elementos gráficos e expressivos, desenvolveram as formas e trabalharam o seu interior;
- O local escolhido para este projeto foi o muro à entrada da Escola Básica de S. Vicente de Pereira, sendo visível por toda a comunidade escolar, assim como por toda a comunidade local;
- O desenvolvimento desta atividade visa também promover a melhoria das relações interpessoais e o espírito de equipa, indo de encontro aos valores trabalhados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, assim como promover uma maior consciência ambiental, como se pretende com o projeto Eco Escolas.

Trabalho final:

Harmonia

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre e aquático

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécie humana;
Espécie animal (peixes, aves, borboletas, abelhas, cães...)
Espécie vegetal (árvores, algas, flores...)

Materiais utilizados na pintura:
Marcadores, caneta de ponta fina, lápis de cor (utilizados no rascunho)

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Inscrição do Município do projeto e o desafio à escola, que aceitou o mesmo.