Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola S/3 de Amora (Seixal)

Idade dos alunos:
Média 17 anos.

Memória descritiva:
Os alunos da turma do 11ºG da Escola Secundária de Amora desenvolveram este projeto na área de Cidadania e Desenvolvimento com o objetivo de promover a educação ambiental, abordando o tema da biodiversidade na região do sapal de Corroios-Seixal. Educação ambiental é um dos domínios de Cidadania e Desenvolvimento, sobre o qual os alunos pesquisaram, procurando formas de contribuir para a preservação do meio ambiente.
No início do ano letivo fizeram uma viagem, numa embarcação tradicional, que os levou a visitar o rio Judeu e a zona do sapal, onde observaram as espécies aí existentes.
A escolha da zona húmida do Sapal ligou-se, ao mesmo tempo, ao Projeto Cultural de Escola que tem incidido no património de proximidade e desenvolveu essas atividades com o Ecomuseu Municipal.
No segundo período foram surgindo propostas de trabalho no âmbito do tema da biodiversidade e da necessidade da sua proteção.
Através do Eco-Escolas, os alunos tomaram conhecimento do projeto Muros com Vida e, após alguns debates, decidiram participar. Fizeram convites a vários artistas com experiência de murais e um deles fez 3 workshops com a turma, nos quais foram escolhidos, primeiro, o tema a pintar e o muro a recuperar e, depois, as espécies a representar, passando por último à execução do projeto.
O muro foi pintado na terceira semana de maio e ficou concluído no dia 23, sendo de grande interesse para todos: a Escola Secundária de Amora, a Freguesia e o Município porque retrata o nosso ecossistema e contribui para a sua proteção.

Trabalho final:

ESAmora_Muros_5a

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Zona húmida do Sapal de Corroios.
Cerca de 10 por cento do território do concelho do Seixal insere-se em Reserva Ecológica Nacional, nomeadamente os sapais de Corroios, Coina e do Talaminho.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Selecionámos seres vivos e flora que têm o seu habitat natural na zona húmida do Sapal de Corroios, nomeadamente os flamingos que se instalaram recentemente na região e apareceram na baía da Amora.
Juntámos garças, gaivotas e plantas subaquáticas.
É de salientar a riqueza ornitológica e a fauna aquática existentes. Este local serve de pouso temporário para muitas aves migratórias, como o flamingo, o alfaiate, o perna-longa, a garça e o pato-bravo, que aqui procuram alimento e abrigo. O Sapal de Corroios funciona também como viveiro natural para diversas espécies de moluscos, crustáceos e peixes.

Materiais utilizados na pintura:
A parede foi coberta com primário para a revestir, limpar e proteger. Foi usado um rolo e pincéis.
Em seguida elaborados os desenhos que foram pintados com tintas de diversas cores. Foram utilizados pincéis e trinchas. Por fim foi feita a inscrição com o nome da turma, do artista que colaborou e da Junta de Freguesia.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Câmara participou de acordo com o protocolo estabelecido com a ABAE.
A Junta de Freguesia de Amora viabilizou a iniciativa com a verba necessária para o efeito.