Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico)

Idade dos alunos:
Entre os 5 e os 10 anos.

Memória descritiva:
A nossa proposta de imagem é constituída pelo desenho que desejamos pintar no mural, neste desenho encontra-se representada a nossa baleia símbolo da escola e da freguesia, a preservação da biodiversidade marinha, assim como o lixo que não queremos que chegue ao mar.
Queremos pintar a mesma com as cores que caracterizam a nossa escola, como podem ver no esboço apresentado.
Este desenho encontra-se elaborado à escala.
Este projeto iniciou-se com a adesão do município na plataforma Eco-Escolas, após esta a nossa escola (EB1/PE/C do Caniçal) fez a inscrição na plataforma.
Inicialmente começámos por debater com os alunos quais as melhores ideias para representar a nossa escola, depois de diversos debates chegámos à conclusão de sensibilizar para a importância de não poluir o mar era o mais importante, preservação da biodiversidade marinha.
Após diferentes esboços que nos fizeram chegar de casa, apresentámos uma proposta de imagem que pretendemos reproduzir. Representa o ecossistema aquático, marinho, estando representado a espécie de peixes, algas, corais, medusas, entre outros.
Este projeto tem por base uma campanha de sensibilização que tem como objetivos principais:
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
• Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.
• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
• Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aquático, marinho.

Que Espécies estão representadas na pintura?

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, rolos, pinceis, esponjas...

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Inscrição e cedência de materiais.