Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

Idade dos alunos:
3,4 e 5 anos

Memória descritiva:
O espaço selecionado para realizar o projeto "Muros com vida" era pouco frequentado pelas crianças, pelo tipo de parede e por não ser atrativo! Daí a decisão de dinamizarmos aquele espaço.
Após diálogo com as crianças, surge a ideia de criarmos uma floresta e os elementos foram surgindo. Alguns foram desenhados pelos adultos, dado a dificuldade de acesso às crianças à parte superior do muro, pois implicava o uso de uma escada, o que se tornava perigoso. Outros, foram desenhados e pintados pelas crianças, que se envolveram ativamente na pintura.
O muro acabava ao pé da casa do gás e decidimos que cada criança deixaria a sua "assinatura" carimbando a mão nesta área. As crianças deliraram com a atividade e os adultos também 🙂
De salientar que esta pintura acabou por dar cor também ao pátio (que se encontra em frente ao muro). Este ficou com mais claridade, devido à pintura realizada na grande extensão do muro.

Trabalho final:

O trabalho final... muro todo pintado e posteriormente envernizado.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema representado é o terrestre, nomeadamente uma floresta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na pintura temos várias espécies de flores, duas espécies de árvores (um til e vários pinheiros), várias espécies animais, nomeadamente andorinhas, pássaros, joaninhas, borboletas, caracóis e abelha.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de exterior, verniz, pincéis e rolos de pintura.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município arranjou a parede (era "crespa" e foi alisada) e, cedeu-nos as tintas e verniz para a realização da pintura