Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

Idade dos alunos:
Os alunos têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.

Memória descritiva:
Como resposta aos objetivos da atividade “Muros com Vida” integrada no tema do ano Biodiversidade: “Preservar e regenerar” e “Espaços exteriores” os alunos e professores da Escola Básica Nº 6 de Setúbal (EB Monte Belo) decidiram elaborar uma pintura num dos muros da escola que ladeia o campo de futebol e que é nitidamente visível do exterior da mesma.
Deste modo, na sequência do trabalho realizado no âmbito do desafio Eco escolas “A biodiversidade da minha escola”, foi elaborado um esboço para a pintura de parte do muro da escola. Foi escolhido representar o pomar da escola que está na antiga horta bem como algum espaço circundante e deste modo integrar na pintura algumas das espécies vegetais que foram anteriormente observadas e estudadas bem como outras animais, com as quais os alunos “convivem” diariamente.
Todos os alunos da escola, organizados em pequenos grupos, e orientados pelas professoras, puderam, mais uma vez, trabalhar a expressão artística, participando na criação do esboço e procedendo à pintura de um dos muros contribuindo não só para o embelezamento do espaço exterior da sua escola como incentivando à sensibilização e preservação do espaço e biodiversidade existente.
Uma vez concluído este desafio proceder-se-á à sua divulgação e partilha através da página do Facebook da nossa escola e do Agrupamento e da visibilidade de quem por ali passa.

Trabalho final:

Muros  com Vida - biodiversidade na nossa escola.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre : horta/ pomar - recreio da escola.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies vegetais: laranjeira, tangerineira, nespereira, abacateiro e lodão bastardo e dente-de-leão.
Espécies animais: formiga, pombo, melro, lagartixa e borboleta.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas aquosas: cores primárias, branco e preto.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município ofereceu as tintas à escola.