Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI do Granho (Salvaterra de Magos)

Idade dos alunos:
Pré-Escolar - 3 aos 5 anos e 1º Ciclo - 6 aos 10 anos.

Memória descritiva:
Motivados pelos objetivos de promover um outro olhar sobre o planeta Terra, baseando-se na arte, na preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola e com uma abordagem sempre positiva na proteção e recuperação dos ecossistemas, procuramos valorizar o aspeto estético da Escola e todo o espaço envolvente da EB1 do Granho.
A escolha do tema teve em conta a importância de contribuir e mobilizar toda a comunidade para a preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos e depois de muito diálogo sobre o que poderíamos fazer, surgiu o tema: “Flamingos dão um colorido especial ao Paúl de Magos”.
O Flamingo (Phoenicopterus roseus) continua a ser uma das mais emblemáticas aves selvagens que, de há uns anos a esta parte decidiu fixar-se durante longos períodos em algumas regiões de Portugal. Há cerca de sete anos atrás estiveram no Paúl de Magos e em 2021 voltaram em força e estiveram mais de três semanas “pintando” os canteiros de arroz no Paúl de Magos (Salvaterra de Magos) com um rosa único e especial. Muitos foram os “curiosos” e observadores que os foram ver e fotografar. Os flamingos quando levantavam voo, aos milhares, embelezavam a charneca ribatejana

Trabalho final:

“Flamingos dão um colorido especial ao Paúl de Magos”.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Os arrozais do Paúl de Magos, os quais envolvem um ecossistema muito vasto: galinholas, cegonhas, garça branca, cobras, rãs, flamingos e várias outras espécies que passam por lá, desde que se começa a arranjar a terra até que o arroz cresça.

Que Espécies estão representadas na pintura?
O Flamingo (Phoenicopterus roseus)

Materiais utilizados na pintura:
Lápis especial de carvão, caneta preta permanente de bico grosso, tinas: azul ciano, azul cobalto, branco, castanho, preto, amarelo, verde claro, verde garrafa, magenta, rosa claro, água, pincéis, trinchas e rolos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município desde o início envolveu-se no Projeto e colaborou com as tintas, pincéis, trinchas e rolos para pintar.