Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Muge (Salvaterra de Magos)

Idade dos alunos:
Dos 6 aos 11 anos de idade.

Memória descritiva:
A pintura enquadra-se no tema “Biodiversidade: preservar e regenerar”. O subtema surgiu a partir de uma visita das turmas à ribeira de Muge, afluente do Tejo, e sua ponte romana. A população escolar (alunos, professoras e auxiliares) envolveu-se na ilustração dos referidos elementos que viriam a “dar vida” ao muro da nossa escola.
Um dos principais motivos da escolha do subtema deveu-se ao facto do espaço da ribeira e ponte se encontrarem “desprezados”. No passado, a ribeira de Muge e o meio envolvente eram muito procurados para diversas atividades de lazer, tais como: passeios de barco nas águas límpidas, percursos pedestres, piqueniques familiares, jogos tradicionais, ... Abundavam na zona a lambujinha, a ameijoa e o berbigão de onde resultaram as enormes quantidades de conchas descobertas em 1863, e que originaram os concheiros de Muge. Destaca-se a existência do peixe “mugem”, cujo habitat é a ribeira, o qual nomeou a vila de Muge.
Sendo este espaço muito agradável pelo contacto com a Natureza e, ao mesmo tempo, constituindo-se um marco histórico e um ex-líbris da vila, considerámos pertinente destacá-lo no muro exterior da nossa escola, com o principal intuito de alertar e sensibilizar a comunidade local para a sua preservação e regeneração.

Trabalho final:

Pintura finalizada

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre: campo (margens da ribeira) e flora
Ecossistema aquático: água, flora e fauna da ribeira

Que Espécies estão representadas na pintura?
Flora: salgueiro-branco, salgueiro-chorão, amieiro e jacinto de água
Fauna: peixes da ribeira (mugem, enguia, achigã, carpa), berbigão, lambujinha e ameijoa

Materiais utilizados na pintura:
Tintas; rolos; trinchas; pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Ao longo do desenvolvimento do projeto Eco-Escolas estabeleceu-se articulação com o Município, Junta de Freguesia de Muge e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, com lugar nas reuniões do Conselho Eco-Escolas. O mesmo prestou uma importante colaboração, disponibilizando os materiais necessários à realização das pinturas, tendo ainda providenciado a pintura do muro da escola de branco, o qual constituiu a base para a concretização do projeto “Muros com Vida”.