Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Média de Idade dos alunos: 11 anos
5.º e 6.º anos

Memória descritiva:
Muros com Vida…
Memória descritiva do Projeto
Identificação da Escola: Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra, concelho de Felgueiras
Professor Coordenador da Atividade: Paulo Jorge Santos Marinho da Silva
Esta actividade afetou 3 turmas de 5º e 6º anos, num total aproximado de 70 alunos e lecionadas pelo Coordenador Eco-Escolas e foi desenvolvida em três fases distintas:
A) Fase de abordagem a comportamentos ecológicos abrangendo sobretudo a importância de separar os resíduos produzidos e a sua correta colocação nos eco-pontos e restantes pontos de recolha de materiais específicos (pilhão, electrodomésticos e outros);
B) A Elaboração de projectos relativos ao tema;
C) A restauração de uma pintura mural pré-existente e já muito degradada, segundo estes novos conceitos abordados;

Trabalho final:

Muros com Vida: Vamos Cuidar do Planeta

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Dada a inexistência de muros e o impedimento administrativo em pintar nas paredes da escola, optou-se por restaurar uma pintura pré-existente na parede da fachada principal da escola.
A pintura pré-existente acusava desgaste natural do tempo estimulado pelo Sol, vento e chuva;
A pintura representa o Planeta TERRA com crianças a cuidar do planeta; A mensagem a transmitir é que todos devemos cuidar do Planeta e que esta responsabilidade deve ser incutida, desde cedo aos mais jovens.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Não representamos espécies pelo motivo explicado no campo anterior.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis e andaime;

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Ofereceu as tintas para a pintura;