Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Idade dos alunos:
Entre os 5 e os 12 anos

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “MUROS COM VIDA”
Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Professor(a) responsável: Raquel Olas
Professor(a) coordenador(a): Rita Almeida Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pintura ao ar livre em muros dentro do recinto do CALT, com o tema “Espaços Exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.
Numa primeira fase, foi apresentado às crianças o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução, foi apresentado às mesmas algumas imagens de vários ecossistemas, de forma a escolhermos o que pretendíamos realizar, sendo o tema selecionado a floresta. De seguida, projetou-se este mesmo ecossistema nos muros do recreio do CATL para, posteriormente, passarmos à pintura do mesmo.
O principal propósito é promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte e explorando o potencial criativo das crianças, exteriorizando as suas preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Em suma, é uma forma de valorização do recinto do CATL e ao mesmo tempo de momentos de comunicação, partilha e convívio entre os intervenientes.

Trabalho final:

A floresta pelo olhar das crianças

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta

Que Espécies estão representadas na pintura?
Mamíferos como a raposa e o gato.
Répteis como o camaleão
Aves como como a catatua e o priolo.
Insetos como a borboleta, abelha e joaninha.
Árvores e flores.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de água, lápis, marcadores, borracha, pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas e os pincéis.