Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Idade dos alunos:
A idade dos alunos vária entre os 13 e 15 anos, com alunos do 8.º ano de escolaridade

Memória descritiva:
Título do mural: HÁ VIDA NO FUNDO DO MAR
Tema do mural: A ARTE NO MEIO MARINHO
Resumo descritivo do mural:
Os alunos começaram por visualizar vídeos no Youtube sobre o fundo do mar. Depois realizaram assembleia de turma para definir o tema. De seguida foram fazer esboços do fundo do mar, selecionar um dos desenhos e depois construir uma maquete.
O mural foi pintado na parede dos balneários da escola, mas para isso, foi necessário lavar/limpar a parede, dar um primário, pintar o fundo com um tom de azul-claro. Depois foi a vez de desenhar e pintar o mural com pinta plástica.
Para a pintura do mural foi utilizada uma grande variedade de espécies animais e vegetais, num estilo naif, alertando também para a problemática da poluição do oceano, com o desenho de uma cobra de água que está dentro de um objeto de plástico no fundo do mar.
Autores: Alunos do 8.º ano (turmas A e B).

Trabalho final:

Há vida no fundo do mar

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é o aquático e dentro do aquático podemos classificá-lo de ecossistema marinho, na zona bêntica que corresponde ao fundo do mar habitado por algumas espécies e na zona fótica região que recebe luz do sol suficiente para a fotossíntese dos seres produtores aquáticos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies representadas no mural: alforreca, caranguejo, algas, baleia, cobra aquática e peixes variados.

Materiais utilizados na pintura:
Parede dos balneários da escola, máquina de pressão, vassouras, escovas de aço, espátulas, andaimes, pinceis e trinchas, primário, tinta plástica de várias cores.

O Município esteve envolvido nesta ação?