Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária da Lixa (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Dinis, nº 4, 13 anos; Guilherme, nº 7, 14 anos; Tiago, nº 18, 13 anos
Alunos da turma D do 8º ano da Escola Secundária da Lixa

Memória descritiva:
O oceano é o lar de quase 95% dos seres vivos existentes no nosso, por isso, entender melhor a biodiversidade marinha é importante para a conscientização ambiental e preservação do equilíbrio do planeta.
Tendo em conta que há estudos sobre mamíferos marinhos, aves, répteis e peixes a mostrar que essas populações foram reduzidas para cerca de metade nas últimas quatro décadas, com algumas populações de peixes disponíveis para consumo apresentando declínio de até 75%, é fundamental prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos, especialmente a que advém de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.
Com este trabalho, pretendemos alertar que o cuidado com a natureza pode advir da nossa identificação com esta, quanto maior a identificação, maior será o sentido de pertença e afeto. Ao olhar para esta imagem identificamo-nos com algo belo, tranquilo, sereno, harmonioso pelo qual sentimos um enorme fascínio, mas ao mesmo tempo ficamos com a noção do mal que diariamente a espécie humana exerce num habitat tão delicado como o Oceano.
Tentamos sensibilizar toda a população para a adoção de práticas ambientais mais sustentáveis, de forma a preservar a qualidade das nossas águas e da biodiversidade marinha. É imprescindível atuar localmente na resolução dos problemas, pois só assim conseguiremos um mundo melhor!

Trabalho final:

Poluição Marinha

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Marinho – Oceano

Que Espécies estão representadas na pintura?
- Gaivota;
- Raia;
- Peixe-palhaço;
- Estrela-do-mar;
- Caranguejo;
- Anémona;
- Tartaruga;
- Cavalo-marinho;
- Zanclus cornutus;
- Cirurgião-azul-claro

Materiais utilizados na pintura:
A pintura da parede deveria ter sido realizada junto à Escola Secundária da Lixa, no entanto, por falta de alguns materiais essenciais à sua execução não foi possível realizar a mesma.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Na atribuição de materiais a utilizar nas pinturas dos trabalhos.