Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

Idade dos alunos:
4 aos 10 anos

Memória descritiva:
O desafio da escola participar no projeto “Muros com vida” foi recebido com muito entusiasmo pelas crianças, alunos e professores. As turmas da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo envolveram-se, num trabalho de parceria, desenvolvendo atividades diversas (trabalhos de pesquisa sobre os animais: habitats, alimentação, deslocação, revestimento do corpo...), alertando para a importância da preservação e recuperação dos diferentes ecossistemas, valorizando-se a articulação vertical e o trabalho de interdisciplinaridade.
Com o objetivo de preservar e regenerar os espaços escolares, os alunos sugeriram o embelezamento do muro da fachada principal da escola. A expressão artística foi integrada, explorando-se o potencial criativo das crianças tendo, cada uma, projetado através da representação gráfica os elementos dos ecossistemas trabalhados, a partir dos quais se construiu o projeto final, para a realização das pinturas no muro.
O muro escolhido para a atividade tem 28 metros de comprimento, dividido por pilares, em sete partes iguais. A altura do muro, 55 centímetros, representa o ecossistema aquático e os sete pilares, elementos dos ecossistemas terrestres e aéreos.
O projeto teve um trabalho de antecipação, na pintura da representação da água, com a participação dos professores, assistentes operacionais e alunos e posterior representação gráfica, a giz, dos elementos escolhidos. A concretização do projeto, teve início no dia 1 de junho, Dia da Criança e Dia Eco-escolas, concluindo-se no dia 2 de junho. O mesmo implicou a conjugação de sinergias entre as turmas da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, a Diretora do Agrupamento, a Câmara Municipal, representada pelo Departamento do Ambiente e a empresa local, Leroy Merlin, parceira na dinâmica do projeto.
Considera-se que foram atingidos todos os objetivos do projeto, com sucesso, ultrapassando as expectativas iniciais.

Trabalho final:

Fotografia panorâmica do trabalho final.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Estão representados os ecossistemas aquático, terrestre e aéreo (oceano e floresta).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Animais marinhos, terrestres e aéreos diversos.

Materiais utilizados na pintura:
- Tintas
- Pincéis
- Esponjas
- Luvas
- Giz

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município, representado pelo Departamento do Ambiente, aprovou o projeto elaborado pela escola.
No dia da concretização, estiveram presentes representantes do Departamento do Ambiente, que colaboraram durante o dia 1 de junho, e disponibilizaram material de pintura.
Importa salientar que a empresa local, Leroy Merlin, após conhecimento da nossa participação no programa Eco-escolas, doou materiais, como tintas, luvas e pincéis. Também se fez representar no dia da concretização do projeto por três colaboradoras, que participaram nos trabalhos de pintura.