Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Atalaião (Portalegre)

Idade dos alunos:
1º Ciclo - entre os 6 e os 10 anos

Memória descritiva:
O projeto foi explicado aos alunos em cada sala de aula, sendo-lhes pedido um desenho. Os desenhos foram reunidos e selecionaram-se algumas sugestões. Uma professora da escola juntou essas sugestões e elaborou o desenho em tamanho A4. Com a ajuda do animador da escola o desenho foi copiado, em grande dimensão, para a parede selecionada para a pintura. Ao longo de vários dias os alunos foram pintando a parede com o acompanhamento da professora coordenadora do programa Eco-Escolas, em pequenos grupos e por turmas, de modo a que todos fossem envolvidos.
Uma professora da escola deu os acabamentos finais à pintura.
Estamos todos muito contentes com o resultado final!

Trabalho final:

Trabalho Final<br />
O trabalho final visto de lado para se ter uma visão completa, uma vez que tem postes à frente.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O desenho representa o Parque Natural da Serra de São Mamede, o qual rodeia a cidade de Portalegre, onde vivemos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
A pintura tem sobreiros, uma das árvores autóctones do nosso Parque Natural e alguma vegetação que também podemos encontrar no mesmo.
Para além disso, representa a fauna autóctone, onde se destaca a águia, a perdiz, a cobra, o veado, o coelho e o pato bravo.

Materiais utilizados na pintura:
A parede foi desenhada a lápis de carvão e pintada com tinta de água (exterior) de diferentes cores. Foram utilizados pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Junta de Freguesia da Sé e São Lourenço ofereceu as tintas e os pincéis à escola. Foi feita pela escola uma lista do material necessário para a pintura, sendo que a Junta de Freguesia recebeu essa lista e autorizou uma docente da escola a ir escolher as cores e o material.