Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

Idade dos alunos:
A idade dos alunos está compreendida entre os 11 e os 13.

Memória descritiva:
O projeto Muros com Vida foi realizado no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica Pedro Nunes e foi desenvolvido no complemento à educação artística - Criarte.
Numa primeira fase, houve lugar a uma reunião com as docentes coordenadoras do projeto, representantes da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a docente de Criarte, onde ficou definido o apoio logístico necessário, bem como o local da pintura mural.
A documentação inerente ao projeto foi organizada em separadores na Classroom 6.ºD - CRIARTE - 2021/2022 (documentos multimédia, fotografias, apresentações Google Drive, entre outros). Assim, na fase de investigação a turma visualizou diversos vídeos, a destacar: Porque é a biodiversidade tão importante? — Kim Preshoff; Why is biodiversity important - with Sir David Attenborough | The Royal Society; What is biodiversity? | David Attenborough: A Life On Our Planet.
Seguidamente, os alunos/turma dialogaram/discutiram sobre a biodiversidade e a sua importância na vida na Terra, tendo salientado questões ambientais pertinentes, tais como a poluição e o uso excessivo e desnecessário do plástico.
Muito importante foi a pesquisa sobre a fauna e flora do Estuário do Sado.
Foi também necessário pesquisar acerca da “Arte Urbana”, tendo os alunos visualizado uma apresentação Google drive sobre a referida temática. Observaram trabalhos de graffiters portugueses e estrangeiros.
Depois, chegou a altura de representar graficamente conceitos,ideias e sentimentos. O projeto final foi surgindo a partir de desenhos individuais e foi concretizado em papel (desenho de projeto) com a participação de todos os intervenientes. A mangueira que sai do reservatório da água da chuva simboliza a água elemento fundamental da Vida na Terra e para a preservação e regeneração da Biodiversidade.
Nesta altura, foram desenvolvidos contactos com a CMAS relativamente às tintas, pincéis e outros materiais necessários.
Chegou o momento da fase de realização. Aí fomos nós (alunos/as e docente responsável) desenhar e pintar a parede escolhida.
Surgiram algumas dificuldades relacionadas com o clima (calor excessivo) e por não existir um andaime para pintura dos locais mais elevados.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Fauna e Flora do Estuário do Sado.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies que estão representadas na pintura são: abelhas, mosquitos, flamingos, cegonhas, lince Ibérico, golfinho, garça, camarão do rio. A macaca representada é a mascote escolhida para o projeto.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de esmalte de base aquosa, trinchas, pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Câmara Municipal forneceu todos os materiais acima mencionados.