Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Teve a participação de crianças e alunos, desde os 3 aos 10 anos.

Memória descritiva:
O muro onde se realizou a pintura é o muro de limite do espaço escolar e situa-se junto ao portão de entrada, na parte interior do recinto escolar.
A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-Escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, e representa um ecossistema aquático – oceanos.
Este projeto iniciou-se com o visionamento de um vídeo, seguido de uma exploração e sensibilização sobre o tema tratado - os oceanos.
De seguida foi solicitado aos alunos um desenho alusivo a este ecossistema. Expostos os trabalhos procedeu-se à escolha de um.
O desenho vencedor surgiu de um trabalho colaborativo entre os alunos e uma professora das AEC que leciona nas turmas do 1.º ciclo. No desenho estão representadas várias espécies marinhas, num oceano limpo, harmonioso com o intuito de mostrar à comunidade como devem ser os nossos oceanos. Uma imagem positiva com o propósito de ser uma fonte de inspiração no respeito pelo oceano e lembrar que é possível ter um oceano limpo e bem conservado.
Também está representado um farol, simbolizando o caminho a seguir de preservação e regeneração deste ecossistema.
A pintura realizou-se no dia 18 de maio e teve a participação de toda a comunidade escolar. Alunos, assistentes da escola e professoras foram responsáveis por todo o trabalho desde a pintura de base (primário e tinta branca) até ao produto final. O trabalho foi orientado pela coordenadora do projeto Eco-escolas.
A concretização do projeto implicou o envolvimento da Autarquia, Junta de Freguesia, Associação de Pais e Escola.
Com este trabalho pretendemos chamar a atenção para a importância de termos um mar limpo com seres vivos a viver em harmonia.

Trabalho final:

Trabalho final - A vida nos oceanos.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A pintura representa um ecossistema aquático, nomeadamente os oceanos. Estes ecossistemas são ricos e complexos com seres vivos de todas as formas, cores e tamanhos. Eles abrigam uma infinidade de espécies de animais e vegetais.
Optou-se por este ecossistema, pelo papel importante que tem no equilíbrio do planeta e pelo facto de que se tem verificado que muitos lixos e principalmente os plásticos vão parar aos oceanos, prejudicando a vida marinha e o seu equilíbrio.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas as seguintes espécies: algas, baleia, medusa, estrela-do-mar, tartaruga, polvo, peixe, cavalo marinho e caranguejo.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, rolo de pintura, trincha, pincéis de vários tamanhos, bandeja para por a tinta, panos de limpeza, cartão, esponjas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município apoiou a escola, orientando, esclarecendo dúvidas e com o fornecimento de tintas.