Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

Idade dos alunos:
As idades dos alunos estão compreendidas entre 6 e 7 anos.

Memória descritiva:
Este projeto iniciou-se com a oficina ambiental “Plantas silvestres, o Habitat urbano perdido” realizada pela Associação BioLiving, em articulação com o Centro de Interpretação de Leiria. Nesta oficina, os alunos construíram um hotel para insetos que, posteriormente, foi instalado na Horta Biológica da Escola.
Os alunos analisaram documentos sobre o património natural do Concelho de Leiria, mais concretamente a Lagoa da Ervideira, localizada na freguesia limítrofe à da Escola. Também visualizaram imagens das espécies existentes nesta Lagoa.
A imagem produzida resultou de uma intervenção direta do artista plástico Diogo Monteiro que dialogou com os alunos sobre os seres vivos existentes na Lagoa da Ervideira, especificamente os insetos e a vegetação predominante.
Com a produção de um “caderno de ideias” facilitador da criatividade das crianças e com o registo das ideias que fervilharam na sua imaginação, os alunos puderam desenhar livremente os seres vivos.
Estes desenhos serviram de inspiração para uma reprodução dos mesmos em folhas coloridas que, após o seu recorte, foram coladas num painel coletivo.
O muro a pintar localiza-se ao lado da horta biológica, dando continuidade ao hotel de insetos aí instalado, num espaço onde os alunos brincam diariamente.

Trabalho final:

Os insetos na Lagoa da Ervideira - Leiria

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema natural representado na imagem, classificado como Biótopo CORINE, é a Lagoa da Ervideira e localiza-se num campo dunar entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão. Na área envolvente à lagoa sobressaem campos agrícolas, bem como uma área florestal, onde se destacam os matos compostos por uma grande variedade de vegetação, entre outras espécies. O ecossistema específico selecionado pelos alunos foi o habitat natural dos insetos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies da gravura incluem diferentes tipos de vegetação e insetos que existem na área envolvente à Lagoa.
As espécies vegetais representadas são: murta, camarinha, urze, madorneira e escrofulária-das-praia.
Os insetos representados são: libélula, percevejo-das-riscas, mylabris, formiga-comum, formiga-rainha, escaravelho-das-flores, borboletas, gafanhoto, abelha, vespa, mosquito e mosca.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas e pinceis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município promoveu a oficina ambiental “Plantas silvestres, o Habitat urbano perdido” realizada pela Associação BioLiving, em articulação com o Centro de Interpretação de Leiria.
Estabeleceu os contatos entre as entidades responsáveis para a autorização da pintura da sarjeta no passeio.
Disponibilizou, aos alunos, flyers e livros informativos sobre a a biodiversidade do meio local.
Contratou o artista plástico, Diogo Monteiro, para dinamizar a atividade com os alunos.
Comparticipou as despesas das tintas/materiais para a pintura do Muro.