Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Dos cinco aos dez anos

Memória descritiva:
A realização desta atividade passou por momentos de grande constrangimento primeiro porque a escola entrou em obras e o espaço exterior ficou condicionado; depois a posição assumida pela autarquia, que no seguimento das obras, admitiu a possibilidade de integrar o arranjo do muro que pretendíamos usar; seguiu-se então a espera duma resposta que não chegava, apesar dos contatos e esforços realizados para a conseguir.
Entretanto fomos trabalhando os temas propostos: Biodiversidade na nossa escola, tipos de ecossistemas, cadeias alimentares, efeitos da poluição.... os alunos realizaram atividades de pesquisa, registaram e organizaram a informação, apresentaram os seus trabalhos, idealizaram e ilustraram o "seu muro", tendo os seus trabalhos servido de referência para a elaboração do projeto final,, pela mãe/encarregada de Educação de um aluno, que desde o primeiro momento apoiou e se disponibilizou para nos ajudar e orientar nesta atividade.
Finalmente no início do mês de maio, já depois de termos recebido as tintas fornecidas pela autarquia e depois da intervenção da Presidente da Junta de Freguesia, recebemos a resposta que não esperávamos: não haveria intervenção no muro pelo que teríamos de avançar nas condições existentes.
Foi o que acabou por acontecer, apesar de inicialmente nos termos sentido invadidas pelo desânimo e pela vontade de desistir.
O respeito pelos nossos alunos, pelo seu trabalho e pelas expectativas neles criadas deu-nos o alento necessário para avançar.
Nesta altura, com um prazo muito curto para a tarefa que tínhamos pela frente, foi tentar conseguir ajuda junto dos pais e encarregados de educação. Assim um avô lavou o muro com uma máquina de alta pressão; compramos um balde de quinze litros de tinta branca de exterior, pincéis, mais uma lata de um litro da cor azul e outra de amarelo; a mãe/encarregada de educação que nos tinha vindo a orientar na fase de preparação articulou com a escola o calendário possível para a realização do trabalho e durante três manhãs, uma tarde e um sábado com todos alunos e professores envolvidos iniciamos o trabalho.
O mais complicado mesmo quer para nós professores quer para as crianças foi pintar de branco todo muro, com uma textura tosca, rugosa e com fissuras e buracos, mas até esse trabalho acabou por se tornar divertido para todos.
Ultrapassadas as dificuldades iniciais deu-se então início à pintura do muro a partir da transferência dos elementos iniciais que faziam parte do projeto (montes, plantas e o passarinho); de seguida e a pouco e pouco os cenários e outros elementos foram tomando forma, com as pinceladas decididas e cuidadosas de todos os alunos (que circularam constantemente para ninguém fosse excluído do trabalho), sempre sob a orientação dos professores e da mãe/encarregada de Educação.
A atividade foi realizada com entusiasmo por todos os alunos, visível na sua alegria, expressões de surpresa e orgulho à medida que o muro se ia enchendo de vida e cor sob as suas pinceladas.
Apenas um registo curioso durante o trabalho realizado no sábado. Alguns pais e várias pessoas da comunidade passaram junto da escola, entraram para verem o trabalho e demonstraram o seu apreço elogiando as crianças e a escola pela alegria e vida que estávamos a dar ao recreio. Este foi talvez um dos momentos mais gratificantes, principalmente quando um senhor, já com bastante idade, olhava sorridente e feliz para o que via e espontaneamente se dirigiu ao passarinho azul e lhe passou a mão por várias vezes, qual uma criança pequenina levada pela curiosidade e necessidade de confirmar se era real o que estava a ver.
No final olhando para a obra no seu conjunto consideramos possível identificar a relação indissociável dos dois ecossistemas: terrestre e aquático e como mais que nunca é fundamental o nosso papel na sua proteção e preservação.

Trabalho final:

Como do que aprendemos na sala de aula e nas aulas ao ar livre, chegamos à representação  de ecossistemas e biodiversidade no muro do recreio da nossa escola, transformando-o numa fonte de alegria, luz, cor e vida.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Basicamente o ecossistema representado é o terrestre, evidenciando uma possível cadeia alimentar com a planta - caracol - pisco - pássaro azul, este último simbolizando o topo desta cadeia alimentar, bem como a menina segurando a planta simbolizando o ser humano principal consumidor de plantas. Os ecossistemas aquáticos (rio e mar) também surgem representados ainda que de uma forma menos evidente, nomeadamente no que diz respeito às plantas e caracol que se encontram na terra e na água..

Que Espécies estão representadas na pintura?
Animais: aves e moluscos.
Plantas: árvores, arbustos, herbívoras

Materiais utilizados na pintura:
Tinta branca de exterior (base do muro), tintas exterior nas cores primárias, pincéis de diversos tamanhos, stencils dos vários elementos bem como do símbolo Eco Escolas, cartão, jornais, taças de yogurte para as tintas, panos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu uma lata de tinta de um litro de cada uma das cores primárias (azul, vermelho amarelo e branco)