Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 N°1 (Bairro Operário) Lagos (Lagos)

Idade dos alunos:
1.º Ciclo - Entre os 5 e os 11 anos

Memória descritiva:
O projeto contou com a parceria da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, que o financiou, e com a colaboração do Laboratório de Atividades Criativas (LAC) que o dinamizou.
As planificações, tanto do muro como da parede, foram feitas em parceria com o LAC, quer na escolha dos ecossistemas a representar, como as cores e a técnica a utilizar.
Teve como principais objetivos: sensibilizar a comunidade educativa, e a comunidade em geral, para a necessidade de preservação dos ecossistemas e para a importância da biodiversidade, através da arte urbana, e embelezar o nosso espaço de recreio.
O tema foi previamente abordado nas salas de aulas.
Uma colaboradora do Laboratório de Atividades Criativas (LAC), teve uma sessão com cada turma para falar sobre a biodiversidade e explicar a técnica de stencil. Cada aluno criou o seu próprio stencil, que mais tarde utilizou para pintar o muro.
Durante a Semana da Biodiversidade, que se celebrou entre 16 e 20 de maio, todos os alunos, professores, assistentes operacionais e auxiliares de cozinha pintaram o muro. Em simultâneo, o artista plástico BIGOD pintou a parede que está virada para a entrada principal da escola, tendo também como tema a biodiversidade. Na sua pintura, representou um coral, pela importância que tem no ecossistema marinho; uma abelha, pela importância que tem na polinização; e a flor de laranjeira, por ser uma das plantas autóctones da nossa região.
Cada turma teve ainda a participação na pintura de uma tela, cujo tema também era a Biodiversidade, utilizando a técnica do stencil. A tela foi oferecida ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, no dia da cerimónia de encerramento de conclusão do projeto.

Trabalho final:

Muros Com Vida - EB1 Nº1 de Lagos/Bairro Operário

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Os ecossistemas aquático, terrestre e aéreo.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Várias espécies de animais e plantas aquáticas, terrestres e aéreas.

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis, esponjas, stencils, tintas ecológicas, andaimes.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O projeto contou com a parceria da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, que o financiou, e também com a colaboração do LAC que o dinamizou. O LAC é uma das entidades parceiras do Agrupamento, no Âmbito do Plano Nacional das Artes.
A proposta de adesão a este projeto foi apresentada ao sr. Presidente da Junta que manifestou interesse em colaborar.
Foi pedido um orçamento ao LAC e a Junta de Freguesia aceitou.