Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Idade dos alunos:
A idade dos alunos é entre os 10 e os 11 anos (5.ºano).

Memória descritiva:
O projeto "Muros com Vida" foi desenvolvido em articulação com a disciplina de Educação Visual em todas as turmas do 5.º ano (A, B, C e D), sendo a coordenadora a professora Sara Ribeiro.
A decisão para a escolha do muro exterior a pintar (muro antigo) surgiu numa reunião inicial realizada pelas coordenadoras do Eco-Escolas com a Diretora do Agrupamento e o Presidente de Junta de Freguesia, tendo a Diretora, posteriormente, contactado e recebido a concordância do proprietário.
Estiveram envolvidos 77 alunos na criação de uma proposta de desenho para a pintura nesse muro exterior situado em frente à Escola Básica Mosteiro e Cávado. Após a planificação do trabalho, com base no projeto proposto, escolheu-se um ecossistema que fosse identificado pelos alunos com interesse, atendendo à riqueza da biodiversidade da zona do rio Cávado.
A proposta escolhida foi eleita de entre os 77 trabalhos apresentados, pelos próprios alunos, sendo o trabalho mais votado de uma aluna do 5.ºA. Durante o processo de criação, os alunos desenvolveram várias atividades de pesquisa, exploraram o jardim da escola, participaram em desafios, tais como “Fotografar a biodiversidade”, visualizaram imagens de aves, borboletas e árvores em exposições pontuais de datas comemorativas, no âmbito das atividades do Plano de Ação, entre outras. A escolha do desenho foi, então, de um ambiente/paisagem que incluísse o rio Cávado, com toda a sua envolvência de fauna e flora, com o objetivo de ser um exemplo de arte de rua, cuja criação permitisse comunicar ciência (conhecimentos) e educar para a cidadania ambiental, sensibilizando e alertando para a preservação e proteção da natureza.
Muitos alunos, com ajuda dos familiares, fizeram registos fotográficos do local próximo do rio Cávado, que depois serviram de base a algumas das propostas apresentadas, outros fotografaram na escola.
Duas das turmas (5.º A e B) participaram no Projeto "Literacia para a preservação das Florestas", com sessões online, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), proposto pela Câmara Municipal de Braga, e que foi desenvolvido em articulação com atividades do Programa Eco-Escolas e as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento. Estas duas turmas participaram também numa saída de campo com a presença das docentes de Ciências Naturais, de Educação Visual (coordenadora do Eco-Escolas) e Educação Tecnológica, da outra Coordenadora do Eco-Escolas, de técnicos da LPN e de uma representante da Câmara Municipal de Braga à Praia Fluvial de Merelim S. Paio, com um guião de exploração pedagógica para o percurso. Todas estas atividades contribuíram para aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o património natural da região e sensibilizá-los para a importância da sua preservação.
Os alunos participaram com elevado interesse, empenho e motivação na criação dos desenhos utilizando a técnica de lápis de cor e marcador, sendo o entusiasmo, nesta oportunidade de produção artística num espaço exterior, um sentimento contagiante entre alunos envolvidos nesta experiência pedagógica.
Nas turmas do 9.º ano, num total de cerca de 80 alunos, na disciplina de Educação Visual, foi também proposto um trabalho de pesquisa e aplicando conhecimentos do ano transato (no âmbito de atividades do Eco-Escolas), os alunos foram convidados a fazer desenhos/ilustrações de algumas espécies da fauna (aves e borboletas) para serem integrados na base do desenho do 5.ºano. Estes alunos, apesar do pouco tempo em aula disponível para melhorar a qualidade dos trabalhos, revelaram empenho e interesse nesta tarefa. Desta forma, este trabalho conjunto de alunos de dois ciclos de ensino diferentes, em colaboração e entreajuda, culminará na pintura do Muro com Vida em frente à escola, numa parceria que ficou mais valorizada e que será gratificante e de orgulho para a escola e para a comunidade, esperando-se que o sucesso desta iniciativa, face ao entusiasmo e competências desenvolvidas pelos alunos (conhecimentos, capacidades e atitudes) seja replicado em outras intervenções de arte de rua no próximo ano letivo.

Trabalho final:

Muro pintado no exterior, num caminho em frente à escola, representativo de um ecossistema da região.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é de um ambiente fluvial, devido à proximidade da escola do rio Cávado.

Que Espécies estão representadas na pintura?
A pintura publicada neste momento (20 de junho) ainda não está terminada, faltando pintar algumas espécies da fauna, em particular, algumas aves e alguns insetos e peixes, uma frase/slogan e nomes de algumas espécies da flora autóctone (árvores).
A escolha da identificação de algumas árvores autóctones baseia-se nas que predominam na margem do rio Cávado muito frequentada pela comunidade (ciclovia do Cávado/Praia Fluvial de Merelim S. Paio), como o carvalho, o sobreiro, o amieiro, o salgueiro, o pilriteiro; quanto às aves estão escolhidas o pisco -de-peito-ruivo, o chapim-azul, a alvéola- branca, o melro e o guarda-rios; dos insetos foram escolhidas duas espécies de borboletas (malhadinha ou a megera, a borboleta-andorinha); dos peixes estão previstos a carpa, o barbo e a truta.

Materiais utilizados na pintura:
Os materiais são tinta acrílica e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Até ao momento, o envolvimento constou da oferta das tintas e da comunicação por correio eletrónico de algumas informações.