Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

Idade dos alunos:
Entre os 16 e os 18 anos

Memória descritiva:
O concurso “Muros com Vida”, integrado no projeto Eco-Escolas, e proposto à turma C do 11ºano da Escola Secundária Dr. Manuel da Costa Delgado, Agrupamento de Escolas da Lourinhã, foi acolhido com uma vontade acrescida e fundamentada num propósito: mostrar que enquanto alunos, são também educadores, capazes de marcar a diferença e ter um papel ativo na sociedade, contribuindo e consciencializando toda a comunidade para a preservação e regeneração da biodiversidade marinha local.
Em sala de aula exploraram e debateram temas relacionados com a sustentabilidade, alterações climáticas, separação de resíduos, pesca massiva, poluição… analisaram a palavra preservação e regeneração, e o que estes conceitos implicam nas ações intrínsecas à mudança do “EU”, chegando assim à consciência do “NÓS”, enquanto grupo integrado numa sociedade conhecedora e responsável.
Tendo por base este princípio, definiram a mensagem a integrar a obra: “eu preservo, tu preservas, nós preservamos”. Uma mensagem clara e bastante diretiva.
Após a apresentação de diversas propostas, todas para zonas balneares do concelho, foi selecionado pela turma o projeto para um muro da Praia da Areia Branca, praia galardoada com Bandeira Azul, integrado numa área de circulação pedonal, onde 365 dias por anos se cruzam diferentes gerações, nacionalidades e raças.
Desde o início tiveram como objetivo trabalhar, não na escola, mas num espaço exterior, pois acreditam que só assim a mensagem pode chegar a toda a comunidade local, visitantes e turistas. Esta era também uma oportunidade de criar, expor por tempo indefinido, mostrar todo o potencial estético/artístico na requalificação de espaços públicos do município, intervindo num espaço grafitado e vandalizado no passado.
O projeto inicial cresceu. Em grupo partilharam-se ideias, fizeram-se adaptações, e um muro, acabou por se transformar em três. Um projeto ambicioso, quer pela dimensão, quer pelos timings de execução.
Desde o início, apesar do atraso na entrega das tintas, dos casos de covid que reduziram a mão de obra, da chuva que caiu ao longo dos dias, apesar dos traços que desapareciam com as intempéries, ou simplesmente com a rega, uma certeza moveu a turma: Trabalhar com o propósito de cumprir esta missão! O grupo nem sempre trabalhou todo junto, pois duas vezes por semana estão organizados por turnos.
As espécies marinhas que integram a composição, foram pensadas tendo em conta a flora e a fauna local: o cardume representa a sardinha e o carapau, o polvo e a sapateira aparecem como elementos destacados e muito característicos da biodiversidade local, outros registos remetem para outras espécies como a raia, patarroxa, safia, robalo, dourada, por vezes ameaçadas pela pesca abusiva, pela captura indevida e precoce. É necessário perceber que a culpa não passa apenas por quem pesca, mas também por quem procura, consome e não denuncia. Em grupo podemos mudar comportamentos, preservar e regenerar a biodiversidade, educando cada um a ter consciência do seu EU na sociedade.
Este projeto só foi possível de concretizar devido à confiança depositada pelo Município, bem como pelo financiamento dos materiais, despesas divididas e assumidas também pelas Águas do Tejo Atlântico.

Trabalho final:

STOPollOCEAN

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies marinhas que integram a composição, foram pensadas tendo em conta a flora e a fauna local: o cardume representa a sardinha e o carapau, o polvo e a sapateira aparecem como elementos destacados e muito característicos da biodiversidade local, outros registos remetem para outras espécies como a raia, patarroxa, safia, robalo, dourada.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas aquosas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
- Concordou com a proposta para a localização da pintura, apesar do espaço já ter sido recusado a outras artistas no passado;
- Acreditou no projeto, no potencial e na importância da mensagem a transmitir;
- Procedeu à lavagem dos muros;
- Financiou metade do valor dos materiais (a outra quantia foi financiada pelas Águas do Tejo Atlântico).
- Visitou o local, acompanhando as diversas etapas da pintura.