Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica da Retorta (Valongo)

Idade dos alunos:
5 aos 10 anos

Memória descritiva:
Memória descritiva
“Muros com Vida”
No âmbito do Programa Eco-Escolas, em que a Escola Básica com Jardim de Infância da Retorta participa pelo segundo ano consecutivo, surgiu a vontade de aderir ao desafio “Muros com Vida”, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo.
Tendo em conta os temas “Biodiversidade - preservar e regenerar” e “Espaços Exteriores”, e após a auditoria feita, houve a necessidade de apelar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade com particular atenção aos seres vivos do ambiente próximo (Parque das Serras do Porto). Desta forma, foi feita uma exploração pelos vários grupos/turmas desta temática com recurso a pesquisas, saídas de campo e audição de histórias.
Após esta exploração foi proposto aos alunos do 1º ciclo e ao grupo dos 5 anos do Jardim de Infância, a elaboração de um desenho ilustrativo das aprendizagens feitas neste âmbito e abordado o objetivo do trabalho.
Seguidamente, foi feita a seleção, em contexto de sala de aula/grupo (por votação), de dois desenhos. Os desenhos selecionados em cada grupo/turma foram expostos na sala dos professores e todos os adultos da escola (professores/assistentes operacionais) votaram no desenho que melhor se enquadrava nesta atividade e com maior potencial para ser reproduzido num muro da escola.
Posto isto, procedeu-se à escolha do muro/parede em que o desenho selecionado irá ser reproduzido. Atendendo que este trabalho nasce da e na escola, mas pretende ser partilhado com toda a comunidade escolar, promovendo assim o envolvimento e sensibilização de todos para o tema e na impossibilidade, escolhemos o muro frontal da escola para realizar a pintura, de forma a que todos possam apreciar a pintura assim que entregam as crianças/alunos e este se torne um cartão de visita ecológico da nossa escola.
Campo, 9 de junho de 2022

Trabalho final:

Trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Rio, floresta, serra.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Aves, repteis, insetos,mamíferos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pinceis, rolos, esponja, lápis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município articulou com a escola, disponibilizando as tintas e os materiais necessários para a pintura. Além disso, estabeleceu contactos com a ABAE no sentido de alargar os prazos desta atividade, de acordo com as necessidades das escolas.