Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Silvares (Fafe)

Idade dos alunos:
4-12 anos

Memória descritiva:
O desafio "Muros com vida" teve o seu início com alguns trabalhos realizados por alunos do 5ºano. O professor Coordenador da Escola Básica de Silvares. Duarte Silva lançou o desafio nessa turma, estendendo o mesmo as turmas do pré-escolar e 1º ciclo. Em articulação curricular, o projeto envolveu alunos dos 3 anos de idade aos 11, num intercambio de experiências e contributos para um muro que estava já em alguns casos deteriorado e que já nada contribuía para o bom ambiente e imagem da escola.
Motivou-se e sensibilizou-se os alunos para a importância da água e dos oceanos, da sua influência nos ecossistemas e meio ambiente. Partindo-se depois, para a necessidade de a preservar, de não a poluir, dos seus percursos e circuitos no nosso pais e no mundo.. .
Feito o enquadramento da atividade a realizar, os alunos produziram alguns trabalhos. A seleção do trabalho a pintar resultou da composição feita com vários trabalhos, tendo-se entre todos os docentes e alunos escolhido a proposta definitiva.

Trabalho final:

Trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Aquático

Que Espécies estão representadas na pintura?
Tartaruga, polvo, algas marinhas, estrelas do mar, medusa, baleia e diversos peixes.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de parede, pinceis, trinchas, rolos, tabuleiro, panos e jornais

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município colaborou na cedência dos materiais, na disponibilidade de transpor a imagem para o muro, dando também algumas sugestões sobre o trabalho.