Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Amareleja (Moura)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
O trabalho apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Amareleja no âmbito do Projeto “Muros com Vida” foi desenvolvido pelos alunos da turma PIEF2 na disciplina de formação vocacional.
Este projeto foi lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
Partindo desde objetivo, foi pedido aos alunos que fizessem uma pesquisa na biodiversidade presente no meio envolvente ao agrupamento e/ ou que identificassem como espécies integraram no passado o ecossistema-Montado.
Os alunos selecionaram um conjunto de espécies, pesquisaram as suas caraterísticas e fizeram projetos da forma como gostariam de as representar. As espécies representadas foram: lince-ibérico, veado, lebre, grou, abutre e as abelhas.
As escolhas da base do nosso Muro prendeu-se com a simplicidade do Pôr-do-sol Alentejano.
Na execução do projeto foi utilizado exclusivamente tinta acrílica, no entanto na elaboração do projeto foi utilizado lápis, papel e giz para marcar no muro.
Os alunos demonstraram muito interesse e entusiasmo pela concretização do trabalho e ficaram surpreendidos com o resultado final.
Obrigada pela oportunidade de concretizar este projeto!

Trabalho final:

Muros com Vida no Agrupamento de Escolas de Amareleja

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema é o Montado.

Que Espécies estão representadas na pintura?

Materiais utilizados na pintura:
Tinta acrílica oferecida pela Câmara Municipal de Moura

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município ofereceu as tintas que o Clube Eco-Escolas solicitou e foi acompanhando a evolução do Projeto, aprovando a seleção do mesmo.