Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Idade dos alunos:
CeF pintura - idade diversa

Memória descritiva:
A entrada da nossa escola tem um lindo painel de 488 azulejos colocado na fachada exterior da portaria da Escola Mário Beirão, em Beja.
A cidade de Beja que possui uma das mais ricas e conservadas coleções de azulejos do país, que esteve na origem da criação de um painel comemorativo para o espaço escolar e para a comunidade, por parte de professores e alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Pintura e Decoração Cerâmica.
O CEF funciona desde 2017 na Escola e a sua criação visou dar uma resposta educativa a jovens com mais de 15 anos, cujo percurso escolar esta marcado pelo insucesso e por alguns comportamentos menos sociais.
Uma equipa que integra onze jovens estudantes, seis raparigas e cinco rapazes, que pela via do curso CEF querem concluir o nono ano, sob a coordenação de Maria Conduto, Jorge Simão e Simão Matos, três professores da área técnica e que criaram um grupo coesa e muito entregue à tarefa a que se propuseram. 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo, é inaugurado o painel que celebra os 500 anos da azulejaria em Beja e a celebração de uma efeméride, integrada na iniciativa SOS AZULEJO, que anualmente se assinala da Festa do Azulejo da Associação de Defesa do Património de Beja (ADPBeja).
O painel foi começado em outubro de 2019, data de início do ano letivo, mas a pandemia levou a interrupção do trabalho e inviabilizou a sua coleção o ano passado. Com a dimensão de 4 metros de largura e 2,87 metros de altura, o painel é composto por 488 azulejos feitos em barro, numa perspetiva de valorizar a tradição secular do seu uso na região de Beja, está colocado na fachada exterior da portaria da Escola Mário Beirão, virada a sudoeste, num extenso espaço descoberto, com incidência de luz do sol poente.

A cor utilizada foi estudada ao pormenor para dar um bonito colorido a um edifício muito cinzento e ao mesmo tempo transmitir calor, energia e criação, valorizando assim o lema do Projeto Educativo: “Escola de valor que educa para valores com afeto”.
Além de criar uma importante dinâmica visual, o painel que reproduz vários períodos históricos de Beja, acima de tudo mostra as potencialidades técnicas e artísticas exploradas nas aulas do Curso de Educação e Formação.

Trabalho final:

muros com vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
papoilas, estevas

Materiais utilizados na pintura:
azulejos

O Município esteve envolvido nesta ação?