Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

Idade dos alunos:
Entre os 6 -10 anos

Memória descritiva:
Este projeto teve como ponto de partida o diálogo cooperativo entre todos os alunos na assembleia de escola, tendo por base o estudo da biodiversidade.
Todo o projeto assenta no respeito pela biodiversidade local e pela presença de algumas espécies invasoras, que acabaram por ter o seu lugar quer no ecossistema terrestre, quer no ecossistema aquático.
Importa ressalvar que este projeto teve a participação de todos os alunos da escola, tendo sido representado no muro um elemento de cada criança. Analogamente há a mencionar a participação ativa dos pais que em conjunto com os seus educandos, "deram vida" a todos os elementos presentes.

Trabalho final:

Colagem do Trabalho Final (uma vez que o muro tem uma extensão considerável)

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Estão representados dois Ecossistemas: terrestre e aquático.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas várias espécies autóctones como: abelhas e sua colmeia; Maçarico; Pilrito; Joaninha; Formigas; Tartaruga; Falcão e Ruivaco. Assim como algumas espécies invasoras.

Materiais utilizados na pintura:
- Material de desgaste (pincéis e fita adesiva de pintor); lápis de carvão, canetas poscas pretas e tintas de cores diversas de exterior.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A autarquia, em parceria com a Junta de Freguesia, fez toda a preparação dos muros e contribuiu com as tintas para a realização deste projeto.