Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Idade dos alunos:
11 e 12 anos

Memória descritiva:
A partir da solicitação de trabalhos individuais aos alunos dos 6.º e 7.º anos de escolaridade, nas disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual, em contexto de sala de aula, fez-se uma junção de subtemas e ideias para representar no painel (muro), depois de ter sido realizada inicialmente uma pesquisa dos ecossistemas e espécies, fauna e flora, autóctones da região.
A seleção dos trabalhos efetuados pelos alunos baseou-se na capacidade de representação gráfica e criatividade artística emulados nos trabalhos produzidos. O estudo para a pintura do mural consistiu na representação gráfica da fauna e da flora da região do Alentejo, mais propriamente da localidade de Redondo. A seleção dos elementos a representar no mural foi feita com a colaboração e votação dos alunos de cada turma.
Nota: Para o desenvolvimento do trabalho proposto foi necessário solicitar uma autorização à Parque Escolar.

Trabalho final:

Montado em Redondo

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Essencialmente montado, com introdução de uma espécie frutícola (Malus domestica).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Macieira (Malus domestica)
Sobreiro (Quercus suber)
Margaridas (Leucanthemum vulgare)
Papoilas (Papaver rhoeas)
Ovelhas (Ovis aries)
Cabra (Capra aegagrus hircus)
Borboletas (Lepidoptera)
Abelhas (Apis mellifera)

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas, pincéis e trinchas, stencil para o logótipo, tintas esmalte em spray, giz, lápis de carvão.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Para além da inscrição obrigatória, o Município adquiriu as tintas, pinceis e trinchas.